Gil
Foto: Evelen Gouvêa
Notícias de Maricá

Gilberto Gil é homenageado na 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM)

Compartilhe!

O renomado cantor, compositor e membro imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gilberto Gil, foi homenageado na 8ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que está em curso até o dia 1º de outubro na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu.

Na última sexta-feira, 22 de setembro, a principal arena de debates do evento, que recebeu o nome do artista, estava repleta de espectadores. Gil foi recebido pelo prefeito Fabiano Horta e recebeu um cartão digital da moeda Mumbuca, bem como presentes da prefeitura.


Uma jovem estudante, Ana Cláudia Santana de Morais, com 14 anos e do 9º ano do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, foi a vencedora de um concurso literário realizado na rede municipal de ensino. Ela leu uma redação sobre o tema da FLIM, que era a multiculturalidade, e recebeu das mãos de Gil e do prefeito um prêmio no valor de 2 mil mumbucas. Além disso, o cantor presenteou a jovem com um autógrafo em sua redação vitoriosa.

Gil, que foi amplamente aplaudido pelo público, retribuiu o carinho dos presentes ao cantar dois de seus maiores sucessos, “Andar com Fé” e “Toda Menina Baiana”, sendo acompanhado em coro por milhares de vozes. Ele expressou sua gratidão pelas homenagens e abordou a importância da festa literária, afirmando: “A Flim é o símbolo da preocupação do gestor público com a cidade. Que essa festa seja um incentivo para vocês compreenderem cada vez mais a importância de uma vida cultural”, declarou.

O prefeito Fabiano Horta destacou o papel de Gilberto Gil na construção da identidade cultural brasileira, como parte do movimento tropicalista que contribuiu para a formação da identidade do Brasil. Ele ressaltou que a FLIM, como promotora da literatura, arte e abstração, faz parte do processo de educação em Maricá.

“Nos últimos oito anos, a Flim fecunda no jovem maricaense a percepção do mundo profundo da leitura e traz hoje a imortalidade de Gil presente aqui para simbolizar com toda força que, é na contradição humana, onde mora a humanidade. Esse é o sentido da Flim, desse alfinete cravado no território de Maricá, mas que é alma gritante no Brasil porque nós, como Gil, andamos com fé”, declarou o prefeito.

A FLIM é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação. São 13 dias de evento, das 8h às 20h, com uma programação abrangente que inclui palestras, debates, shows e rodas de conversa, com a participação de escritores, convidados, professores, filósofos e chefs, proporcionando um enriquecedor diálogo com o público.

Maricá Info: Você bem informado!