Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Secretaria de Saúde apura denúncia de negligência médica

A Secretaria de Saúde abriu sindicância para apurar o atendimento médico de emergência prestado ao pedreiro Luis Claudio Moraes, de 58 anos, morador do bairro Cordeirinho, no Hospital Conde Modesto Leal, no dia 02/02. Segundo uma denúncia, o pedreiro não teria recebido o diagnóstico correto quando procurou a rede de Saúde do município. No entanto, de acordo com a secretaria, o paciente apresentava quadro febril e uma pequena lesão não evoluída na perna direita. Foi medicado com antibióticos e liberado. A sindicância vai analisar o prontuário para avaliar se houve negligência avaliação do diagnóstico durante o primeiro atendimento.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância do atendimento prestado pela médica da Unidade Básica de Saúde de Marinelândia que, ao visitar posteriormente a casa do paciente para uma ação de rotina, evidenciou uma piora na lesão da perna com piora clínica com evolução rápida, o que sugeriu ser ocasionado por uma picada de inseto venenoso. A médica orientou o paciente a procurar uma unidade especializada onde permaneceu internado.

O paciente foi, então, imediatamente transferido para uma unidade especializada onde recebeu o atendimento necessário. Ao ter alta da unidade especializada, o paciente recebeu toda assistência da Secretaria de Saúde que o encaminhou para um cirurgião vascular da rede municipal que o examinou, orientou os curativos e prescreveu os antibióticos fornecidos ao paciente pela própria secretaria.

A equipe do programa Estratégia de Saúde da Família continua acompanhando o paciente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo