EventosNotícias da Cidade

Semana de Ciência e Tecnologia de Maricá começa dia 19

bannerSCT%20copy

Evento terá extensa programação e participação de diversas instituições

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar da 2ª Semana de Ciência e Tecnologia, organizada pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria de Educação de Maricá. Sob o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento ocorre entre os dias 19 e 29 de outubro e terá a participação de universidades e diversas instituições do município e de outras cidades.

O ponto de partida vai ser com as escolas da cidade, com a “Feira de Ciências para a Sustentabilidade”. Outras atividades são: a Mostra de Tecnologia Educacional, distribuída em oficinas, palestras e workshops; propostas de geração de emprego e renda; a Oficina de Plantas Medicinais, que vai mostrar o passo a passo de como fazer produtos de origem da natureza; e a discussão da realidade econômica, com palestras sobre Petróleo e Gás. Serão apresentadas ainda novidades como tijolos ecológicos e inovação em fabricação de materiais a partir do PET.

A parte de inovação tecnológica deverá ser uma importante marca da semana. Na Casa Digital, no Centro, o Grupo Cequipel, maior fabricante de mobiliário escolar da América Latina, vai trazer equipamentos de ponta como a Lousa Interativa e o computador que fica acoplado em carteira escolar. Ainda haverá, na Praça Orlando de Barros Pimentel, coleta de lixo eletrônico, organizado pelo Instituto Ambiental Reciclar.

Há também uma programação especial para escolas, professores e alunos com a Casa da Descoberta, uma instituição da Universidade Federal Fluminense (UFF), que traz experimentos físicos. A Carreta Ampla também estaciona na cidade, com oficinas de consumo consciente de energia, capacitação para agentes comunitários e concurso cultural. E quem já passou dos 65 anos também não vai ficar de fora. Durante a Semana de Ciência e Tecnologia, será lançada a primeira etapa do curso de iniciação em informática para a terceira idade.

O desafio Semana de Ciência e Tecnologia de Maricá é incentivar o pensamento que associa desenvolvimento econômico e o meio ambiente, não apenas de florestas, mas também de espaço urbano. A cidade se junta no calendário as outras milhares localidades brasileiras, com organização nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia.

As inscrições para palestras e outros eventos ligados à semana podem ser feitas na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro), na Secretaria Municipal de Educação (Rua Bacelar da Silva Bezerra, 105, Boa Vista) e no Instituto Ambiental Reciclar (Rua 116, esquina com Av. Central, no Cordeirinho). A programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis no site clicando aqui.Mais informações pelo telefone 2637-8817, ramal 28.


(*) Secretaria Municipal de Comunicação: 06/10/2010

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo