Maricá e União assinam convênios de R$ 830 mil
Maricá vai ganhar um esquema videomonitoramento para o combate ao crime na cidade. Ontem, o prefeito Washington Quaquá (PT) assinou convênios com o Ministério da Justiça e com Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que vão garantir os recursos necessários (R$ 830 mil) para a instalação de câmeras de segurança em vários pontos do município. Além da verba, o documento também prevê a criação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Maricá e Macaé foram as duas únicas cidades fluminenses beneficiada nesta segunda fase de implantação dos GGIMs pelo país.
O convênio assinado pelo prefeito Washington Quaquá prevê que as câmeras de videomonitoramento sejam instaladas nos bairros de Inoã, São José de Imbassaí, Barra de Maricá, Cordeirinho e Ponta Negra. O chefe do Executivo também adiantou que o GGIM, em Maricá, vai funcionar em um prédio, de três andares, anexo à sede da Guarda Municipal, que fica em Araçatiba.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jorge Braga, a instalação das câmeras de videomonitoramento vão ajudar a Polícia Militar no combate a crimes como como furto de automóveis, acidente de veículos, roubo a transeuntes, homicídios e outros.
Criado em 2007, o Pronasci articula as políticas públicas de segurança com programas sociais. Prioriza a prevenção, apoio às comunidades no combate à violência, a reestruturação penitenciária e a volorização dos profissionais de segurança, sendo considerado modelo de política pública de segurança, em todo o mundo, segundo a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento.