NotíciasNotícias da Cidade

Conheça a verdadeira cidade inteligente

167285 122548661150307 100001855206936 155922 1836361 n

Através do projeto Maricá cidade inteligente, o prefeito de maricá promete beneficiar na fase inicial cerca de 64 mil famílias. Se levarmos em conta que uma família constitui-se no mínimo por duas pessoas, seriam beneficiados 128.000 mil pessoas, estes números fornecidos pela prefeitura, já ultarpassam o numero de habitantes de Maricá segundo informações oficiais do senso de 2010, que mostrou o nosso contingente populacional em 127.519 habitantes.

Dados técnicos sobre o projeto.

A internet Wi-Fi é mais conhecida como internet via rádio, em nossa cidade existem algumas empresas que trabalham oferecendo este tipo de serviço. Um serviço que para ser bem prestado tem que ser bem planejado, a empresa tem que ser séria, pois exige um constante investimento em tecnologia para que o serviço se mantenha ou melhore a sua qualidade e satisfaça a necessidade do usuário. Para isso é necessário empenho de todos que façam parte da equipe, desde o atendente aos técnicos que atendem a cada chamado do usuário.
Os equipamentos utilizados para fornecer e receber sinal exige manutenção periódica, pois eles são responsáveis pela transmissão do sinal. Existem equipamentos de várias marcas, contudo o mais sofisticado do momento é o Wavion WBS-2400, que tem o custo médio de 13 mil reais por equipamento e comporta 250 clientes. A prefeitura alega ter 30 antenas espalhadas em pontos estratégicos, caso fossem todos eles da marca citada, seriam capazes de comportar no máximo 7500 usuários, mas a quantidade de 150 Megas seria suficiente para atender no máximo 4000 mil internautas.

Mais uma vez verificamos o marketing mentiroso do poder executivo, que teria que multiplicar este investimento 32 vezes para atender o número a que foi divulgado no jornal O DIA de sábado 29 de janeiro de 2011. Por quanto ele deve ter contratado a empresa que vai administrar este serviço? Quanto pagou por cada equipamento? Qual o valor pago pela contratação deste Link de 150 Megas? Quanto gastou para vincular esta propaganda mentirosa na mídia?

O projeto se for feito e bem elaborado será muito bom para aqueles que curtem a internet, facilitará a comunicação e ficaremos melhores informados sobre os casos que ocorrem em nossa cidade e no mundo. Mas o que tem mais importância para nossa cidade? Internet gratuita ou Saúde digna para todos? Seria muito bom se estes projetos estivessem funcionando em nossa cidade, mas como nem o serviço básico funciona por aqui se verá mais uma vez a farra do dinheiro público, que vem sendo jogado fora, assim como foi no contrato milionário da reforma da sucata, na compra de materiais de construção que nunca chegaram a nosso município, na contratação de uma empresa para fazer vigia nas escolas por um valor absurdo. Enquanto isso centenas de pessoas morrem em nosso hospital que agoniza por falta de estrutura e investimento. Realmente Maricá precisa ser uma “CIDADE INTELIGENTE”, enxergar tudo que se passar por aqui e fazer melhores opções por um futuro melhor e mais digno.


Fabiano Novaes – Imbassaí Noticiado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo