EducaçãoNotíciasNotícias de Maricá

Maricá: Passaporte Universitário tem inscrições abertas até o dia 18 de abril

Novidade deste ano, prova de aptidão terá 30 questões, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais de Maricá.

Estão abertas as vagas para 2.000 bolsas de estudo através do programa ‘Passaporte Universitário’, da Secretaria de Educação de Maricá destinado a quem mora há 3 anos ou mais no município. O programa, criado pela Secretaria de Educação de Maricá em 2019, custeia o ensino superior a moradores da cidade e terá neste ano 2 mil vagas para os cursos de graduação. Não está incluso, neste edital, as vagas para pós-graduação.

Mas para obter uma das vagas o candidato deverá fazer uma prova de aptidão, que terá 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática e outras 10 questões de conhecimentos gerais sobre Maricá.

O edital com as regras você pode acessar clicando aqui. As inscrições serão aceitas a partir das 12h desta segunda-feira (03/04) e seguem até o 12h do dia 18/04 pelo site da Coseac. A prova de aptidão dos candidatos será realizada no dia 7 de maio.

Para poder participar do processo seletivo, é necessário que os candidatos atendam aos seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estar em condição de refugiado; residir em Maricá há pelo menos três anos, com a contagem iniciando imediatamente anterior ao período de inscrição; ter concluído o Ensino Médio ou equivalente; ser aprovado em um processo de avaliação acadêmica organizado pelo poder público; e possuir uma renda familiar que não ultrapasse seis salários mínimos.

Para fins de cálculo da renda familiar mensal, considera-se grupo familiar todos os moradores que residem em um mesmo domicílio, independentemente de terem ou não um grau de parentesco entre si, desde que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas cobertas pelo grupo familiar.

As bolsas serão distribuídas da seguinte forma:

Grupo I: Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas de Maricá, ou que frequentaram instituições privadas em Maricá com bolsas integrais de 100% concedidas pela instituição de ensino, e cuja renda familiar não ultrapasse seis salários mínimos. Esse grupo terá um total de 780 vagas disponíveis, das quais 78 serão reservadas para pessoas com deficiência.

Grupo II: Concorrência Geral. Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas, e cuja renda familiar não ultrapasse seis salários mínimos. Esse grupo terá um total de 975 vagas disponíveis, das quais 97 serão reservadas para pessoas com deficiência.

GRUPO III: Para servidores públicos municipais efetivos foram destinadas 195 vagas, sendo 19 designadas a pessoa com deficiência.

GRUPO IV: Ampla Concorrência – Para ter acesso ao curso de Medicina, a renda familiar será medida em proporção ao salário da família, cabendo o benefício àquele cujo valor do curso comprometa no mínimo 40% da renda familiar. Do total de 50 vagas, cinco são destinadas a pessoas com deficiência.

Baixe gratuitamente nosso aplicativo para celulares Android. Lá você encontra as notícias e tudo sobre Maricá, Itaipuaçu e Região. 




https://maricainfo.com/2023/04/04/marica-passaporte-universitario-tem-50-vagas-para-medicina-confira.html

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo