Maricá tem saldo positivo de empregos e amplia oportunidades para quem busca uma vaga; veja como se candidatar
Maricá oferece diversas vagas de emprego, mas você sabe onde se candidatar? Muita gente ainda não conhece os locais que fazem essa ponte entre as empresas e quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
A equipe do Maricá Info foi até o Sine e à Casa do Trabalhador para mostrar como funcionam esses dois serviços essenciais para quem procura uma colocação profissional.
Na Casa do Trabalhador, o atendimento é gratuito e voltado para quem quer se inserir ou se recolocar no mercado de trabalho. O espaço faz o acolhimento de candidatos, atualiza cadastros, orienta sobre documentos e conecta profissionais às empresas que estão contratando.
De acordo com Carla Nunes, gerente da Casa do Trabalhador, o serviço vai além de encaminhar currículos:
“A Casa do Trabalhador conecta quem procura emprego às vagas abertas, leva serviços para perto dos bairros com a versão itinerante, apoia a qualificação profissional integrada ao programa Qualifica, orienta sobre documentos e direitos do trabalhador. Também articula com políticas públicas de trabalho e estágio da Secretaria de Trabalho e Emprego.”
Os interessados devem comparecer com currículo atualizado com foto e documento de identidade para participar dos processos seletivos e obter mais informações sobre as oportunidades disponíveis.
Endereços:
📍 Centro – Rua Clímaco Pereira, 189
📍 Itaipuaçu – Rua das Perpétuas, Quadra 33, Lote 14 – Loja
Telefones para contato:
📞 Centro: (21) 95901-5463
📞 Itaipuaçu: (21) 98795-5286
🏢 Sine Maricá: pré-seleção e encaminhamento direto às empresas
O Sine (Sistema Nacional de Emprego) também atua como um elo entre o candidato e o empregador. O posto realiza o processo de pré-seleção de candidatos, direcionando os perfis mais adequados para as vagas ofertadas pelas empresas.
Segundo Vithória Balbi, chefe do posto do Sine em Maricá, o processo é simples e acessível:
“O Sine faz essa ponte junto com o empregador. Nós fazemos uma pré-seleção pra guiar o candidato pra vaga ideal. Assim que o cadastro é feito e aparece uma oportunidade compatível com o perfil e as pretensões profissionais, o candidato é direcionado e participa da pré-seleção. Isso aumenta muito as chances de empregabilidade.”
Para se cadastrar no Sine, o morador deve apresentar documento de identificação (RG, CPF ou CNH), comprovante de residência atualizado e currículo.
📊 Maricá mantém saldo positivo na geração de empregos
Os números confirmam o bom momento do mercado de trabalho na cidade. Segundo o Novo Caged, Maricá registrou em agosto 1.353 admissões e 1.117 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 236 novas vagas.
Com isso, o município alcançou o total de 26.110 trabalhadores com carteira assinada, consolidando-se entre as cidades com melhor desempenho na geração de empregos formais no Estado do Rio de Janeiro.