NotíciasNotícias da CidadeSaúde

Prefeitura de Maricá e Ampla assinam convênio para substituir energia do hospital‏

Todo o equipamento de energia do Hospital Conde Modesto Leal será mudado dentro de seis meses. Para tanto, o prefeito Washington Siqueira assinou, nesta segunda-feira (06.06), convênio que viabiliza a implantação do Projeto de Eficiência Energética da Ampla com custo zero para a prefeitura de Maricá.

Os trabalhos de substituição de tecnologia começam em um mês: serão retirados os 38 aparelhos de ar condicionado antigos e colocados tipos mais econômicos – classe Procel A. Também serão tirados os 32 chuveiros elétricos utilizados na unidade para que sejam instalados modelos de aquecimento solar. As lâmpadas serão substituídas por outras, menos dispendiosas, e os cerca de 7 mil e 500 litros de água do hospital serão aquecidos por energia do sol.

“Isto vai gerar uma economia da ordem de 30% para os cofres públicos. A conta de luz do Conde Modesto, hoje em torno de 20 mil reais por mês, vai baixar para 14 mil”, informa o subsecretário Municipal de Energia e Iluminação Pública, Adelso Pereira, que há um ano vinha se empenhando junto à Ampla para fechar o projeto com o Governo Quaquá.

O gerente de grandes clientes da companhia de luz, Giovanni Mascarenhas, ressalta a importância de se buscar, nos dias atuais, maior eficiência energética com menor consumo de energia: “Com este projeto, visamos duas clientelas: os consumidores de baixa renda e os órgãos públicos no sentido de gerar redução de consumo sem que, para isso, seja preciso perder em potência de energia.”

Adelso Pereira festejava a assinatura do convênio, ressaltando o valor da implantação do projeto – em torno de R$ 400 mil – totalmente financiado pela Ampla. “Além de não haver nenhum tipo de ônus para a prefeitura, os equipamentos instalados tornam-se patrimônio do município”, frisa o subsecretário.

Presentes ainda à assinatura do convênio, o secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Malta Carpi, o responsável pelo programa da Ampla, João Carlos Curty, e a executiva de atendimento da companhia, Danielle D’Oliveira.

Texto: Valéria Vianna
Fonte: SECOM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo