Notícias de Maricá

Maricá inicia montagem do Natal Brasilidade 2025, o novo Natal Iluminado

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta terça-feira (21/10) a montagem do Natal Brasilidade 2025, novo nome do tradicional Natal Iluminado. Neste ano, o evento traz como tema central os elementos da cultura brasileira, com destaque para o samba.

As equipes da empresa Skena Cenografia, responsável por grandes eventos nacionais como o Rock in Rio e o The Town, já trabalham na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, um dos principais pontos da celebração. A empresa iniciou a instalação das estruturas e elementos cenográficos que vão compor os espaços temáticos, com o objetivo de transformar o coração da cidade em um grande espetáculo visual e cultural.

Neste ano, a organização e execução do projeto passam a ser de responsabilidade da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), substituindo a antiga gestão da Secretaria de Turismo.

Direção artística e conceito

O novo formato do evento contará com direção artística de Milton Cunha, conhecido por sua trajetória como carnavalesco e comentarista de desfiles de escolas de samba. Segundo a administração municipal, o Natal Brasilidade 2025 propõe uma programação com desfiles temáticos, iluminação cênica, experiências imersivas e uma Parada de Natal inspirada na identidade cultural brasileira.

A proposta busca unir o espírito natalino à riqueza artística nacional, valorizando o samba e outros símbolos da cultura popular. Milton Cunha também deve participar da coletiva de imprensa de lançamento oficial do evento, prevista para os próximos dias.

Críticas na Câmara

Durante a sessão da última quinta-feira (16/10), o vereador Ricardinho Netuno (PL) criticou a mudança no formato do evento, classificando o novo modelo como um “Natal com Carnaval”. Segundo ele, a festa teria perdido seu caráter turístico e religioso, tornando-se um “gasto excessivo” sem foco na atração de visitantes.

“O Natal Iluminado era um evento que trazia turistas, movimentava hotéis e restaurantes. Agora virou um carnaval fora de época”, disse o parlamentar em plenário.

Relacionados

Botão Voltar ao topo