Notícias de Maricá

Maricá realiza seu primeiro Censo Agropecuário

A partir de sábado (11/06), as áreas rurais de Maricá e sua população, estarão sendo mais conhecidas. Isto porque, nesta data, se iniciará a fase de pesquisas a campo do primeiro Censo Agropecuário, Pesqueiro e Aquícola realizado no município.
A Secretaria Municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é a gestora do projeto, que tem a parceria da Secretaria de Assistência Social e Participação Popular, e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O censo servirá de base para maior fomento dos setores da pesca e agropecuária.
A etapa de coleta de dados, que terá duração aproximada de dois meses, contará com a atuação dos agentes municipais de Participação Popular e estagiários de Agronomia, Zootecnia, Engenharia da Pesca, Geografia e Estatística da UFRRJ. Reuniões foram realizadas, para capacitação dos agentes.
Serão levantados ítens de Saúde (higiene e segurança alimentar), Meio Ambiente (preservação e agricultura integrada), Titularidade (regularização da terra), Educação (freqüência escolar, esta última condicionalidade do Bolsa-Família), e Desenvolvimento Social. O trabalho servirá como georeferenciamento para cadastro de propriedades rurais, ordenamento da atividade pesqueira e utilização racional dos recursos hídricos do município.
Políticas públicas
A partir daí, serão analisadas as informações que servirão de base para promoção de políticas públicas para os que vivem da agricultura e da pesca em Maricá. O secretário municipal de Pesca e Agricultura, Cláudio Jorge Soares adiantou que “esse é um passo decisivo no planejamento para o setor, em Maricá. A partir do censo, poderemos traçar estratégias e ações mais abrangentes em defesa do pescador artesanal e do agricultor familiar, principalmente, e incluir o município em uma escala maior de projetos, pois teremos dados mais exatos à mão. Temos projetos como a Escola de Pesca e o Horto-Escola, que desenvolverão muito o setor. O Caminhão do Peixe teve pleno êxito no atendimento à população. Com o diagnóstico do censo, teremos dados mais precisos para implantação de novos projetos e alcançaremos muito mais”, comemorou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo