Câmara discute criação da comenda “Embaixadores de Maricá”; entenda!
A Câmara de Vereadores analisou na última quinta-feira (18/09) o projeto de lei nº 242/2025, enviado pelo Executivo, que cria a comenda “Embaixadores de Maricá”. A proposta prevê homenagens a personalidades que representem o município de forma positiva em diferentes áreas, como cultura, esporte, ciência e atuação social.
De acordo com o texto aprovado, a comenda será conferida pelo prefeito em cerimônia oficial e poderá ser concedida inclusive post mortem a cônjuges, descendentes ou ascendentes do homenageado. Cada pessoa poderá receber a honraria apenas uma vez, e qualquer entidade da sociedade civil poderá indicar nomes para avaliação do Executivo.
A insígnia da comenda será uma medalha dourada e prateada, trazendo em relevo o brasão da cidade e a legenda “Comenda Embaixadores de Maricá”, acompanhada de um estojo bordô confeccionado sob medida. A fita que sustenta a medalha terá a cor verde-amarela, e o metal será usado no lado esquerdo do peito do agraciado.
Segundo a justificativa do projeto, o objetivo é valorizar cidadãos e instituições que contribuam para a projeção da cidade em nível regional, nacional e até internacional. O projeto recebeu votação favorável de 15 vereadores e seguirá para segunda votação.