NotíciasNotícias da CidadeSaúde

Organização Social é a nova gestora do Hospital Municipal Conde Modesto Leal

diretor
O Hospital Conde Modesto Leal já está sob o comando de uma Organização Social (OS), que pretende implantar uma administração com foco no bom atendimento o mais rápido possível. É o que garante o diretor recém-empossado, dr. Orlando Barreto, apostando, para isso, no desejo dos próprios profissionais da unidade em oferecer o melhor à população.

“Como a maioria das unidades de saúde pública do Brasil, a de Maricá sofreu dificuldades por conta da burocracia do poder público, que acarreta deficiência nas instalações ou no uso de equipamentos ultrapassados e em mau funcionamento. Nós até encontramos pessoas que querem a mudança, mas que não conseguem devido à burocracia, que é cruel mesmo. Mas, com uma gestão privada, o cenário do hospital muda porque passa a funcionar como empresa”, comenta Barreto.

Para dar início às mudanças, o novo diretor começou a mapear a estrutura do Conde Modesto e a analisar o fluxo de atendimento, orquestrando ainda três planos de ação: o de urgência, a ser executado em 15 dias; o de emergência, em 30; e de curto prazo, em 90.

“Um exemplo de ação de urgência foi um problema que detectei, antes mesmo de assumir, relacionado ao recolhimento do lixo hospitalar, assunto de extrema importância e que já foi resolvido com a contratação da empresa Trush. A questão dos salários e dos benefícios, de acordo com regime CLT, também foi devidamente adequada à expectativa do quadro de funcionários, que deverá passar agora por uma mudança de mentalidade”, diz.

Barreto quer resolver o que considera o ponto crucial na unidade que é a insatisfação das pessoas com o atendimento. O profissional que permanecer no quadro de funcionários será aquele que se adapta ao perfil da nova gestão, ou seja, um profissional que sabe acolher e dar ao paciente a merecida e devida atenção.

“Conversei com uma enfermeira que nasceu aqui e hoje trabalha com a obstetra do hospital. Ela quer o melhor para a unidade, independente de bandeira política. Esse tipo de colaborador nos interessa muito”, enfatiza.

Outro ponto destacado pelo diretor foi em relação aos fornecedores de alimentos e remédios. Segundo ele, serão mantidos os que estiverem dentro das normas e padrões estabelecidos por lei, mostrando-se, no entanto, tranquilo com os atuais contratos.

O novo gestor mostrou-se também bastante otimista com o futuro do hospital e fez questão de elogiar a coordenadora do Samu no município, Simone Moreira. “Ela é uma parceira e tanto e acredito que continuará sendo”, finaliza.

Texto: Valéria Vianna    Foto: Clarildo Menezes

Nota do site:

Esperamos que agora em outras mãos, a saúde de Maricá em seu único hospital venha a melhorar de modo a atender a necessidade de todos os seus moradores e visitantes. Pôr a culpa na burocracia não é válido visto o estado calamitoso e caótico de nossa cidade. Essa foi a forma de privatizar a saúde não privatizando.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Tomara que aqui em Maria,esse privatizar não privatizando de serto,apesar de ser contra essa falcatrua politica, mais se acabarem os problemas do povo em relação a saude,vamos ver eu particulamente não acredito,o tempo dira.

Botão Voltar ao topo