Meio AmbienteNotíciasNotícias da Cidade

Audiência pública do pré-sal reúne cerca de 300 pessoas

Público assiste a explanação dos projetos
Secretário de Ambiente e Urbanismo solicitou o encontro visando a participação de todos

dsc09846

Cerca de 300 pessoas acompanharam na noite de terça-feira (26.07) a audiência pública de Projetos Integrados de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Pólo Pré-sal da Bacia de Santos. O encontro aconteceu na quadra do Esporte Clube Maricá, no Centro, e foi aberto pelo representante do IBAMA, Guilherme Carvalho.
O público assistiu explanação detalhada dos projetos a serem executados na área de influência socioeconômica da bacia – Maricá, Niterói, Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba, no Estado do Rio, além de Ilha Bela e Itanhaém, no litoral de São Paulo – que incluem dois navios plataformas para Testes de Longa Duração (TLDs).
Em 2012 e 2013, a Petrobras já inicia as atividades dos Projetos Pilotos de Produção e de Desenvolvimento da Produção, nas áreas de Guará e Tupi Nordeste, para extração de petróleo e gás contidos nos reservatórios em escala comercial.
Como forma de compensação exigida pelo Ibama, a empresa terá de realizar também projetos de monitoramento e educação ambiental, de controle da poluição e de desativação dos TLDs.
Consultoria – A ICF International, empresa contratada pela Petrobras para realizar estudo de impacto ambiental, demonstrou como são feitos os diagnósticos nas regiões que recebem empreendimentos petrolíferos. As avaliações são divididas em Meio Físico, Biológico e Socioeconômico para visualizar o sistema de qualidade ambiental e seus possíveis e futuros impactos. A partir daí, estruturam-se as ações de proteção e controle do ambiente.
A audiência foi solicitada pelo secretário municipal de Ambiente e Urbanismo, Celso Cabral, e contou com a presença dos secretários de Turismo, Wagner Medeiros, e de Agricultura e Pesca, Cláudio Jorge Soares.
“É importante a participação de toda a sociedade nesse processo que, num futuro próximo, vai envolver a vida de todos nós, maricaenses”, disse Cabral.
 [Com informações: SECOM]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo