Notícias de Maricá

Conselheiros Tutelares de Maricá fazem curso de capacitação

dscf2826

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu nos dias 20 e 21 de agosto (sábado e domingo), das 9h às 17h, mais um curso de capacitação para os conselheiros tutelares de Maricá.
O evento, que teve a coordenação da Escola de Conselhos do Estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Bento Rubião, aconteceu no C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro. As palestras foram ministradas pelas especialistas Cláudia Guimarães e Maria Amélia, que abordaram nos dois dias, temas de interesse do setor.
Participaram 24 inscritos, incluindo membros de conselhos tutelares de outros municípios, como Itaboraí, Magé e Cordeiro. Foram ministradas palestras sobre ética e metodologia do atendimento, entre outras pautas, diferenciando as atribuições do Conselho Tutelar e do CMDCA, muitas vezes confundidas.

Casos atendidos
O primeiro curso foi realizado ainda em maio, na Casa da 1ª a 3ª Idade, logo após as eleições do Conselho Tutelar, cuja posse ocorreu a 13 de junho. Segundo a conselheira tutelar Rosângela Nogueira, o Conselho Tutelar de Maricá está atendendo uma média de 180 a 200 casos/mês. A evasão escolar atinge o maior número de casos, seguida de abandono de incapaz; em seguida, vêm os maus-tratos, abuso sexual e bullying, além de violência explícita. “Recebemos demandas de todo o município, além de denúncias anônimas. O índice de falsas denúncias é de aproximadamente 5%, o que atrapalha bastante nosso trabalho. Solicitamos à população que formulem denúncias que sejam reais, para que não prejudiquem o atendimento a quem realmente precisa”, adianta.
A conselheira informa ainda que o órgão tem plantões de 24 horas, o que significa que o setor não pára. São cinco conselheiros tutelares, para atender a demanda de todo o município. O trabalho é realizado em parceria com o CREAS, Ministério Público, Polícia Civil e Militar, secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança. O endereço do Conselho Tutelar de Maricá é: Rua Alcebíades Alves de Mattos, 229. Telefone (Disque-Denúncia) 3731-0589.
[Da SECOM]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo