PIX Automático começa a valer nesta segunda-feira (13); saiba mais!
Passa a valer a partir desta segunda-feira (13) o PIX Automático, nova funcionalidade criada pelo Banco Central (BC) que permitirá o pagamento de contas recorrentes entre bancos diferentes. A medida é obrigatória e as instituições financeiras terão até 1º de janeiro de 2026 para se adaptar completamente ao novo sistema.
O PIX Automático chega para substituir o tradicional débito automático nos casos em que o pagamento envolver contas em instituições diferentes. Na prática, se o cliente possui conta em um banco e a cobrança — como de uma mensalidade escolar, plano de saúde, academia ou assinatura de serviços — é feita por outro, o valor será debitado automaticamente via PIX.
Quando o cliente e a empresa utilizam o mesmo banco, o débito automático tradicional continuará disponível. Segundo o Banco Central, o consumidor não precisará fazer nenhum cadastro ou procedimento adicional para utilizar a nova modalidade.
As instituições financeiras deverão comunicar seus clientes sobre o funcionamento do PIX Automático e as mudanças que ele trará no pagamento de contas recorrentes. A expectativa é que o novo sistema amplie a concorrência entre bancos, reduza custos para empresas e traga mais praticidade e integração para os usuários do sistema de pagamentos instantâneos.