São José do Imbassaí

Prioridade na contenção para proteger Igreja de São José do Imbassaí

dsc 3557b

Uma grande fenda aberta pela erosão na encosta junto à Igreja de São José do Imbassaí motivou uma ação urgente da Prefeitura para frear a ameaça ao monumento que deu origem ao município, erguido por frades beneditinos em 1675. Segundo o administrador da paróquia, Antônio Magalhães, o sítio histórico na antiga Fazenda São Bento, começou a sofrer com o aumento das construções irregulares na área há dez anos, mas a situação se agravou com as chuvas que atingiram Maricá e o estado do Rio no ano passado.  “Este ano, já houve pequenos deslizamentos de terra no talude, fato que nos preocupou bastante, já que o terreno começou a ficar mais oco devido à perda de terra e vegetação da encosta”, disse o pároco Pedro de Oliveira Moraes, autor de constantes pedidos de ajuda à comunidade de material para a contenção.
Informado por moradores como Elza Ferreira Paula, de 64 anos, o vereador Helter Ferreira (PT), também morador do bairro, alertou o prefeito Washingon Quaquá, que acionou imediatamente a Defesa Civil. Após inspeção no local, decidiu -se pela interdição de uma casa abandonada no sopé da encosta. “Depois de interditada a casa, começará a obra de recuperação, com o estudo de impacto feito por nós, seguido de abertura de licitação de obras para empresas especializadas em solos”, explica o subsecretário para Assuntos Federativos, Renato Silveira.
Para o engenheiro, o modelo mais indicado para fazer a contenção é o “gabião”. “São construídos vários patamares usando vigas de concreto armado em forma de L, que criam uma resistência multiplicada e eliminam com maior segurança os riscos de desabamento”, acrescenta, garantindo que a escolha final será da empresa que vencer a licitação. Para Renato, a prioridade agora é outra: “O importante é que o processo seja o mais ágil possível devido à urgência do caso”.
Fonte: PMM

Texto: Fernando Uchôa 
Foto: Fotos: Paulo Polônio

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo