Notícias de Maricá

Vazamento na Bacia de Campos pode afetar litoral de Maricá

A cidade que depende do turismo e atualmente dos royalties pode ficar sem suas principais atividades econômicas.

VAZAMENTO
Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

O vazamento de óleo na Bacia de Campos, ocorrido durante perfuração pela plataforma da petroleira Chevron pode atingir a economia da cidade de Maricá, assim como a cidade pode ser prejudicada caso a presidente Dilma Rousseff não vete a emenda Ibsen Pinheiro, que pretende modificar a distribuição dos royalties para todo o Brasil, prejudicando cidades produtoras de petróleo como Maricá.


O vazamento de óleo ainda é pequeno, porém, se não controlado, pode aumentar e poluir cada vez mais o oceano, ameaçando as praias do litoral fluminense do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
Caso ocorra algum desastre ambiental, as verbas provenientes dos royalties ajudariam a amenizar os efeitos causados por eventuais desastres ambientais. Sem os royalties, as prefeituras de cidades produtoras de petróleo decretariam estado de emergência e até mesmo de calamidade pública, dependendo de repasses federais e estaduais para tentarem amenizar os efeitos.


A cidade de Maricá depende do turismo de suas praias e dos royalties para que seja investido no meio ambiente. Algumas famílias ainda dependem da pesca para sua sobrevivência, com o impacto, as famílias dependeriam de repasses de programas sociais do governo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo