Notícias de Maricá

Aprovada a mudança da Lei de Uso do Solo em Maricá que permite indústrias

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (14) a mudança foi alterada e permitirá que indústrias se instalem na cidade.

Na audiência pública convocada pela Prefeitura de Maricá na noite desta terça-feira (14), na quadra do Esporte Clube Maricá, a alteração da lei foi aprovada pela maioria que compareceu ao evento.

Com o crescimento descontrolado e acelerado, o atual Plano Diretor da cidade, criado em 2006, não permite a instalação de grandes indústrias na cidade, que tem características turísticas.

Por maioria foi aprovada a alteração da Lei que permitirá que indústrias se instalem em Maricá. (Foto: Fernando Silva | PMM)
Por maioria foi aprovada a alteração da Lei que permitirá que indústrias se instalem em Maricá.
(Foto: Fernando Silva | PMM)

Na pauta, figurou como ponto principal a criação de uma Zona de Especial Interesse Industrial, a ser instalada na região que compreende os bairros de Manoel Ribeiro, Bambuí, Bananal e Jaconé. A audiência contou com a presença do prefeito Washington Quaquá, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula, e de outras autoridades. Durante o evento, por iniciativa do prefeito, foi posta em votação a proposta de aceitar ou não alterações na Lei de Uso do Solo. A maioria dos presentes apoiou a iniciativa.

Lembrando que a Lei Municipal que criou a área de zoneamento para a construção do Porto de Jaconé foi declarada inconstitucional por unanimidade.

No evento, centenas de funcionários públicos de Maricá compareceram e votaram a favor da alteração da lei. Outra minoria formada por movimentos populares votou contra por discordar da maneira como querem conduzir o crescimento da cidade.

Outro problema que as empresas encontrarão para se instalar na cidade será a licença ambiental, onde, até as obras do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) foram paralisadas pois a justiça anulou as licenças ambientais que a Petrobras tinha para a construção do Complexo em Itaboraí.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo