EventosNotícias de Maricá

Confira a programação de shows do aniversário de 199 anos de Maricá

Nomes de referência na música brasileira, Zeca Pagodinho, Aline Barros, Davi Sacer e Sinfônica Ambulante são os anfitriões da tradicional festa organizada pela prefeitura de Maricá em homenagem aos 199 anos de emancipação político-administrativa do município. As comemorações começam na sexta-feira, dia 24/05, a partir das 7h, e se estendem até o domingo, dia 26/05, com diversas atividades realizadas na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel.

Na sexta-feira, dia 24/05, as festividades têm início às 7h com o lançamento da feira do agricultor e do artesanato na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. O evento segue até às 14h. O objetivo da feira é expor e comercializar os produtos produzidos em Maricá. Um pouco mais tarde, às 20h, em homenagem ao Dia Municipal do Evangélico, comemorado no dia 25/05, será realizado o show do cantor, compositor e multi-instrumentista Davi Sacer, ex-vocalista dos grupos Toque no Altar (2003) e Trazendo a Arca (2007) e um dos maiores expoentes da música gospel nacional.

Zeca
Zeca Pagodinho se apresenta no dia do aniversário da cidade, domingo, dia 26/05, às 22h

Missa, ato cívico e atividades gratuitas na Praça
 
No domingo, dia 26/05, dia de aniversário de 199 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, a programação começa bem cedo, às 6h, com alvorada festiva comandada por integrantes da banda de tambores do C.E.M Joana Benedicta Rangel desfilando pelas principais vias do Centro no Trem Bão. Em seguida, às 7h, será celebrada Missa em Ação de Graças, ministrada pelo pároco Marcos Calixto, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo.

Dando prosseguimento, às 8h30, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, será realizado um ato cívico com o hasteamento das bandeiras e cântico dos hinos. O municipal será interpretado pelo Grupo Musical Alegria de Viver da Casa da 1ª a 3ª Idade; e o nacional pela cantora Dalva Alves acompanhada de Dalbert no violino e Pedro no violoncelo.

Além disso, às 9h será a abertura da exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente” na Casa Digital e oficinas de artes no Atelier Portinari, numa das tendas montadas na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel.

Das 09h30 às 13h, a prefeitura fará uma série de ações envolvendo suas secretarias para que, além da música, outras expressões culturais e a cidadania marquem presença. Serão montadas tendas ao redor da Casa de Cultura, no Centro, que disponibilizarão informações, orientações e serviço, como, por exemplo, a Caravana do Trabalho fornecendo a emissão de carteiras de trabalho, balcão de empregos, divulgação dos serviços disponibilizados pelo Sine (Serviço Nacional de Emprego) e orientação na questão trabalhista. Além desses serviços, na tenda da secretaria de Trabalho os interessados poderão cuidar da beleza, com manicure e cabeleireiro grátis.

Também haverá distribuição de preservativos e de folders sobre prevenção contra as DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), enquete sobre a Lei Maria da Penha, corte de cabelo, distribuição de bolas infláveis, pintura artísticas nas crianças, roda de capoeira, dentre algumas ações promovidas pela secretaria de Direitos Humanos. Na tenda da secretaria municipal de Cultura, o público terá acesso a mostra de vídeos e de músicas, trabalhos realizados pela equipe da secretaria e o arrastão da cultura. No espaço destinado a secretaria de Educação, as escolas municipais vão apresentar diversos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano escolar.

A cantora gospel Aline Barros é atração do Dia Municipal do Evangélico, 25/05, às 20h) (Foto: Divulgação)
A cantora gospel Aline Barros é atração do Dia Municipal do Evangélico, 25/05, às 20h)
(Foto: Divulgação)

Ao mesmo tempo, no palco montado na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, serão apresentadas atividades educativas e culturais das escolas municipais e da secretaria de Ações para Idosos, como apresentação de percussão da Escola Municipal Darcy Ribeiro, atividades circenses da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, teatro com o Grupo Sem Sentido da Escola Municipal Marcus Vinícius Santana e dança criativa da secretaria de Ações para Idosos, dentre outras.

Durante todo o evento, das 9h às 17h, as crianças poderão se divertir nos brinquedos gratuitos distribuídos pela praça e sob a coordenação da secretaria municipal de Esportes, que também será responsável pela apresentação de capoeira, judô e exposição de tapeçaria. Já no campo do Esporte Clube Maricá serão realizadas as finais do 1º e 2º quadro da Taça Cidade de Maricá de Futebol, a partir das 12h30.

Às 12h30, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica Ambulante que promete incendiar o público com um repertório que vai desde marchinhas até o rock and roll, passando por outros ritmos, como funk, forró, maracatu e até jazz. A banda se apresentou na cidade no Dia do Trabalhador e arrancou elogios do maricaense.

Já sucesso na cidade, será realizada a “Feijoada da Grande Rio em Maricá”. A partir das 13h30, os bares, restaurantes e ambulantes credenciados no entorno da Praça Orlando de Barros Pimentel servirão o tradicional prato brasileiro, acompanhado de apresentações de rodas de samba.

Às 17h, haverá uma edição especial do projeto da secretaria de Turismo que encanta moradores da cidade, o Samba di Boteco, com apresentação do sambista e compositor Claudinho Guimarães. Às 21h, será a apresentação da Escola de Samba Grande Rio. Ritmistas e passistas irão apresentar sambas-enredo consagrados da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e de outras agremiações do Carnaval carioca. Em 2014, a escola da Baixada Fluminense vai contar na “avenida” os 200 anos de história de Maricá.

E, encerrando a programação, às 22h, a prefeitura oferece o show de um dos artistas de maior destaque da música popular brasileira nos últimos anos, Zeca Pagodinho, acompanhamento da banda Muleke, que está com o artista desde o início de sua carreira. O repertório inclui canções do último CD “Vida da Minha Vida”, além de sambas que não poderiam ficar de fora como, “Verdade”, “Deixa a Vida me Levar”, “Samba pras Moças” e “Coração em Desalinho”. Todas essas atrações serão na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Confira a programação completa com as ações das secretarias:

Dia 24/05 – Sexta-feira 
7h às 14h – Lançamento da Feira do Agricultor e do Artesanato
Local: Praça Conselheiro Macedo Soares
20h – Show Evangélico com Davi Sacer
Local: Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel – Centro

Dia 25/05 – Sábado – Dia Municipal do Evangélico 
14h – Festival Gospel de Músicas e Artes  
19h – Abertura oficial do Evento em Comemoração ao Dia do Evangélico
         Lançamento do Projeto Canto de Todos os Cantos
20h – Show evangélico com Aline Barros
Local: Praça Dr. Orlando De Barros Pimentel – Centro

Dia 26/05 – Domingo – Dia de Aniversário da Cidade – 199 Anos
6h – Alvorada com a Banda C.E.M. Joana Benedicta Rangel no “Trem Bão” circulando pelas ruas da cidade;
7h – Missa em Ação de Graças presidida pelo Padre Marcos Drumond na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo;
8h30 – Ato cívico com Hasteamento das Bandeiras e cântico dos Hinos de Maricá pelo Grupo Musical Alegria de Viver da Casa da 1º 3ª Idade; e Nacional Brasileiro pela cantora Dalva Alves, acompanhada de Dalbert no Violino e Pedro no Violoncelo;
9h – Abertura da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente – na Casa Digital e Atelier Portinari (Tenda) – Oficinas de Artes.
Local: Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel – Centro 

Atividades de palco
9h – Atividades educativas, apresentações culturais, de danças e sociais das escolas da secretaria municipal de Educação e secretaria de Ações para o Idoso;
9h – Banda Marcial do Joana Benedicta Rangel;
9h20 – Coral E. M. Amanda Peña;
9h40 – Banda Tambores de Ouro e atividades circenses da E. M. Vereador João Da Silva Bezerra;
10h20 – Apresentação de percussão da E. M. Professor Darcy Ribeiro;
10h40 – Dança criativa da secretaria de Ações para Idosos;
11h – Dança de rua e hip hop da E. M. Professor Darcy Ribeiro;
11h35 – Teatro com o Grupo Sem Sentido da E. M. Marcus Vinícius C. Santana;
11h55 – Apresentação de Dança da E. M. Carlos Magno Legentil De Mattos;
12h15 – Teatro da E. M. Carlos Magno Legentil De Mattos;
12h30 – Apresentação da Sinfônica Ambulante;

9h às 13h – Exposições, em tendas, dos trabalhos desenvolvidos pelas secretarias de Educação, Cultura, Trabalho, Pesca e Agricultura, Direitos Humanos, Assistência Social, Assuntos Religiosos;
9h30 às 16h – Caravana do Trabalho – Emissão de Carteira de Trabalho, Balcão de Emprego, divulgação dos serviços disponibilizados pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) e orientação ao trabalhador na Questão Trabalhista;
9h às 17h – Recreação e brinquedos grátis para criançada com coordenação da secretaria de Esportes;
12h30 – Final da Taça Cidade de Maricá de Futebol 2º Quadro – Local: E. C. Maricá;
14h30 – Final da Taça Cidade de Maricá de Futebol 1º Quadro – Local: E. C. Maricá;
13h30 – Feijoada da Grande Rio nos Restaurantes e ambulantes autorizados em torno da Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, com apresentações de rodas de samba;
17h – Samba Di Boteco com Claudinho Guimarães;
21h – Apresentação da Escola de Samba Grande Rio e
22h – Show com Zeca Pagodinho

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo