Notícias de Maricá

Índios rejeitam nova área no Caxito oferecida pela Prefeitura de Maricá

Da redação | João Henrique – Após a matéria do ‘Maricá Info’ gerar uma grande repercussão em toda a cidade, a prefeitura de Maricá ofereceu uma nova área para os índios da tribo guarani M´Byá ficar. Eles rejeitara nesta quarta-feira (22/05) a oferta da prefeitura de Maricá de os Índios migrarem para uma área de 687 mil metros quadrados no bairro Caxito.

O cacique Darci Tupã, membros da tribo e o antropólogo e diretor de Proteção Territorial (DPT) da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Miguel Vicente Foti visitaram, com representantes do Executivo, o novo local oferecido pela prefeitura, que embora não seja parte envolvida na questão, está interessada em garantir a cultura e a manutenção das tradições indígenas na cidade.

Tribo visitou a área nesta quarta-feira (22). (Foto: Fernando Silva | Maricá Info)
Tribo visitou a área nesta quarta-feira (22).
(Foto: Fernando Silva)

Os índios atualmente estão ocupando uma área na restinga de Maricá onde no futuro será instalado o complexo turístico e hoteleiro pela empresa IDB Brasil. A empresa emitiu uma nota oficial que foi divulgada em primeira mão pelo ‘Maricá Info’.

O antropólogo Miguel Vicente Foti explicou que os índios consideraram que a área “não era espiritualmente boa” para a aldeia, que engloba 30 famílias (em torno de 65 indivíduos). Assentada em Camboinhas, Niterói, parte da tribo se mudou provisoriamente para a área da Restinga de Maricá onde será implantado o Complexo Turístico da Restinga, um projeto de desenvolvimento voltado para a geração de empregos com sustentabilidade e preservação. Em abril, no processo de negociação, os índios haviam solicitado um espaço em Maricá para o deslocamento da tribo. Na ocasião, foram apresentadas duas outras áreas, uma com 77 mil m2 em Bambuí e outra com 10 mil m2 em Ponta Negra. Uma reunião entre o representante da Funai e a empresa proprietária da área onde os índios estão instalados será marcada.

Tribo Aldeia Semente ‘Tekoa Myboy-ty’ ocupa parte da Restinga de Maricá, terreno da IDB Brasil. (Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)
Tribo Aldeia Semente ‘Tekoa Myboy-ty’ ocupa parte da Restinga de Maricá, terreno da IDB Brasil.
(Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Não deu nem tempo dos moradores comemorarem a retirada do lixão, e agora vão ter que conviver com os índios. Isto é sacanagem de quem não tem o que fazer.

  2. Levem de volta para Niteroi, de onde não deveriam ter saido,OBS entendo que indio não mora na cidade,pois vivem de caça,la so tem coruja

Botão Voltar ao topo