indigenas rejeitam area
Notícias de Maricá

Índios rejeitam nova área no Caxito oferecida pela Prefeitura de Maricá

Compartilhe!

Da redação | João Henrique – Após a matéria do ‘Maricá Info’ gerar uma grande repercussão em toda a cidade, a prefeitura de Maricá ofereceu uma nova área para os índios da tribo guarani M´Byá ficar. Eles rejeitara nesta quarta-feira (22/05) a oferta da prefeitura de Maricá de os Índios migrarem para uma área de 687 mil metros quadrados no bairro Caxito.

O cacique Darci Tupã, membros da tribo e o antropólogo e diretor de Proteção Territorial (DPT) da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Miguel Vicente Foti visitaram, com representantes do Executivo, o novo local oferecido pela prefeitura, que embora não seja parte envolvida na questão, está interessada em garantir a cultura e a manutenção das tradições indígenas na cidade.

Tribo visitou a área nesta quarta-feira (22). (Foto: Fernando Silva | Maricá Info)

Tribo visitou a área nesta quarta-feira (22).
(Foto: Fernando Silva)

Os índios atualmente estão ocupando uma área na restinga de Maricá onde no futuro será instalado o complexo turístico e hoteleiro pela empresa IDB Brasil. A empresa emitiu uma nota oficial que foi divulgada em primeira mão pelo ‘Maricá Info’.

O antropólogo Miguel Vicente Foti explicou que os índios consideraram que a área “não era espiritualmente boa” para a aldeia, que engloba 30 famílias (em torno de 65 indivíduos). Assentada em Camboinhas, Niterói, parte da tribo se mudou provisoriamente para a área da Restinga de Maricá onde será implantado o Complexo Turístico da Restinga, um projeto de desenvolvimento voltado para a geração de empregos com sustentabilidade e preservação. Em abril, no processo de negociação, os índios haviam solicitado um espaço em Maricá para o deslocamento da tribo. Na ocasião, foram apresentadas duas outras áreas, uma com 77 mil m2 em Bambuí e outra com 10 mil m2 em Ponta Negra. Uma reunião entre o representante da Funai e a empresa proprietária da área onde os índios estão instalados será marcada.

Tribo Aldeia Semente ‘Tekoa Myboy-ty’ ocupa parte da Restinga de Maricá, terreno da IDB Brasil. (Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)

Tribo Aldeia Semente ‘Tekoa Myboy-ty’ ocupa parte da Restinga de Maricá, terreno da IDB Brasil.
(Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)

2 Comments

  1. Não deu nem tempo dos moradores comemorarem a retirada do lixão, e agora vão ter que conviver com os índios. Isto é sacanagem de quem não tem o que fazer.

  2. Levem de volta para Niteroi, de onde não deveriam ter saido,OBS entendo que indio não mora na cidade,pois vivem de caça,la so tem coruja

Maricá Info: Você bem informado!