Notícias de MaricáSaúde

Precariedade nos postos de saúde em Inoã

O Maricá Info foi apurar diversas denúncias relacionadas aos postos de saúde de Maricá, que atendem grande parte da população e em qual alguns estão em estados precários, como os dois Postos de Saúde de Inoã.

Da redação | Marco Beckhert -Cerca de 6000 pacientes são atendidos por apenas quatro profissionais da saúde, sendo duas enfermeiras e dois médicos, que recebem para trabalhar a semana toda em tempo integral, porém, trabalham três dias da semana apenas pela manhã, nos PSF’s (Programa de Saúde da Família) do distrito.

Fiações expostas e falta de estrutura. (Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)
Fiações expostas e falta de estrutura.
(Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)

Os médicos e enfermeiras fazem visitas domiciliares com veiculo próprio, sendo que a prefeitura alugou carros da Localiza para fazer as visitas. Os veículos alugados ficam nas mãos dos supervisores que não destinam aos médicos para que eles possam atender aos pacientes.
A geladeira para a conservação de medicamentos não foi consertada como falado, foi apenas reativada com os mesmos problemas, ela congela e as vacinas, o que inutiliza, desperdiçando dinheiro público.

Após o arrombamento a secretaria de saúde encaminhou uma nota a um veículo de comunicação informando que os estragos ocasionados pelo vandalismo já haviam sido consertados, falácia, os vidros continuam quebrados e durante a noite os cachorros e gatos adentram o posto de saúde quebrado e defecam no ambiente, tornando um local hostil para o atendimento aos pacientes.

Rachaduras nas paredes assustam a quem adentram o posto. (Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)
Rachaduras nas paredes assustam a quem adentram o posto.
(Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)

O prédio onde se encontram os postos – que é uma única construção – , tem problemas estruturais, com rachaduras que passam de um lado para outro nas paredes. O nepotismo e acúmulo de funções são normais por lá.

Estivemos no Posto de Saúde referido no horário do almoço do único guarda municipal, onde, o Posto de Saúde fica desprotegido durante este período.

Geladeira para a conservação de medicamentos e vacinas apresenta defeitos. (Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)
Geladeira para a conservação de medicamentos e vacinas apresenta defeitos. (Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)
Novas instalações do Posto de Saúde de Inoã estão abandonadas. Moradores do local reclamam do consumo de drogas e da utilização do local para a prostituição. (Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)
Novas instalações do Posto de Saúde de Inoã estão abandonadas. Moradores do local reclamam do consumo de drogas e da utilização do local para a prostituição.
(Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Por que os empregos na área de saúde não dão prioridade para os moradores de Maricá? Sou enfermeira e sempre coloco meu currículo, mas não sou chamada; muitas vezes a vaga é para o profissional de outra cidade.

Botão Voltar ao topo