CulturaNotícias de Maricá

Maricá Mostra Cultura, homenagem aos peregrinos da JMJ

Inserida na programação da Semana Missionária (evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude), será realizada, na próxima sexta-feira (19/07), mais uma edição do Maricá Mostra Cultura. O evento contará com a participação de 36 artistas locais apresentando e vendendo artesanato variado, entre esculturas, tapetes e outros produtos. São aguardadas aproximadamente 500 pessoas – incluindo 180 peregrinos estrangeiros e visitantes de cidades vizinhas. A mostra será realizada das 10h às 22h, na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

O secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, cuja pasta é responsável pela mostra, explica sua importância. “O objetivo é resgatar as tradições e os costumes da cidade como forma de manter viva a nossa arte”, destaca. Durante o evento haverá exposição dos trabalhos do Grupo de Artistas de Maricá (GAM), além da apresentação de três danças sob a direção de Paulo Ernani, da Cia Vida de Teatro e Dança (“O Jogo”, do espetáculo Tangos e Boleros,“Apesar de você”, do ato sobre o golpe de 64 e “Valsa da Flores”, do espetáculo Quebra-Nozes).

Estarão exposto e à venda artigos produzidos pelos artesãos de Maricá. (Foto: Divulgação | PMM)
Estarão exposto e à venda artigos produzidos pelos artesãos de Maricá.
(Foto: Divulgação | PMM)

Na mostra haverá uma edição especial do projeto musical “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”. (da secretaria municipal de Turismo). Os shows começam às 15h, com o cantor Leandro Junnhyor; seguido de, às 16h, de Brunno Berner; às 20h, de Gianne Mello e Raphael do Cavaco e; às 21h, da cantora Mirene Alves. Outro projeto na mostra é o “Tributo a Chico” que apresentará os sucessos de Chico Buarque com foco no tema “Na Miscigenação”. Com a participação do cantor Ronaldo Valentim, na voz e violão, Paulo Ernani (cajon e textos), Dalbert Freitas (violino) e da cantora Janine Siqueira, o tributo faz parte do projeto artístico Sala Cult, realizado às sextas-feiras, às 19h, na Casa de Cultura de Maricá.

Artistas presentes
Os peregrinos vão conhecer na mostra as esculturas em terracota da artesã Maria Emília de Magalhães Minhava (Milla), moradora de Cordeirinho. Algumas de suas obras representaram o país nos Jogos Rio-2016, em Londres; outras foram presenteadas pelo governo do estado à popstar Madonna e a Danielle Miterrand, viúva do ex-presidente da França, François Miterrand.

Também estará presente, o grupo Tapeceiras do Espraiado. Surgido na década de 50, foi formado por artesãs locais que deram continuidade ao trabalho desenvolvido por Madeleine Colaço, uma artista marroquina conhecida mundialmente por suas obras com técnicas próprias, na confecção de tapetes. Em sua maioria, os tapetes retratam a flora e fauna da região, como o plantio do cacau e da banana e o trabalho na lavoura em Maricá.

A mostra também vai apresentar o artesanato com palha de taboa (uma planta aquática que nasce de forma abundante em brejos) da artesã maricaense Benedita Rosa do Amparo Barros, conhecida como Dona Benedita. Há mais de sete gerações, sua família trabalha com a fibra recolhida no brejo, cortada, separada, secada, ripada, raspada e trançada para que depois seja costurada, se transforme em diversos produtos artesanais, como esteiras, tapetes, cestos de vários tipos, bolsas, jogos americanos, suporte para panelas, chinelos e outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo