Notícias de MaricáPolítica

Maricá: Eleitores não precisam realizar recadastramento biométrico

Os eleitores da 55ª Zona Eleitoral (Maricá) não precisam realizar o recadastramento biométrico que está sendo realizado em todo o país.

Centenas de eleitores já procuraram o Cartório Eleitoral localizado na rua Ribeiro de Almeida para realizado o recadastramento e encontram um enorme aviso afixado na parede do Tribunal Regional Eleitoral informando que os eleitores da cidade não precisam realizar o recadastramento biométrico, que trará mais segurança no voto.

Cartaz avisa que os eleitores de Maricá não precisam realizar o recadastramento biométrico. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Cartaz avisa que os eleitores de Maricá não precisam realizar o recadastramento biométrico.
(Foto: João Henrique | Maricá Info)

Quem ainda quiser realizar o recadastramento biométrico deverá procurar um cartório eleitoral do município de Niterói.

Para tornar as eleições mais seguras e impedir que uma pessoa vote no lugar de outra, a Justiça Eleitoral está realizando o recadastramento biométrico dos eleitores de diversos municípios do Brasil. Com isso, no dia da votação, após a apresentação dos documentos, a identidade de cada eleitor será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital.

No Estado do Rio de Janeiro, após o recadastramento biométrico do eleitorado de Armação dos Búzios, em 2009, agora é a vez de Niterói participar desse processo. De 29 de abril a 31 de outubro de 2013, todos os eleitores do município devem fazer o recadastramento biométrico, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Quem deseja transferir seu título de eleitor para Niterói ou reside nesse município e queira tirar o título pela primeira vez também deve comparecer ao recadastramento.

Os eleitores que não atenderem à convocação da Justiça Eleitoral terão o título cancelado. Além de ficarem impedidos de votar nas próximas eleições, os eleitores com título cancelado não poderão tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo