Notícias de Maricá

Maricá realiza seminário sobre atendimento à mulher vítima de violência

Na próxima segunda-feira (05/08), a Prefeitura de Maricá promove o Seminário de Articulação da Rede Municipal de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. O encontro, organizado pela subsecretaria municipal de Políticas para as Mulheres, será na Universidade Severino Sombra (Avenida Governador Roberto Silveira nº 437 – Flamengo), das 9h às 17h.

O encontro começa com o tema “A importância da Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a Função Articuladora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Maricá”, com a participação das palestrantes Rosangela Zeidan, primeira dama de Maricá, e Marcelle Lyra, coordenadora da Rede de Serviços da secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Maricá realiza seminário sobre atendimento à mulher vítima de violência.
Maricá realiza seminário sobre atendimento à mulher vítima de violência.

Em seguida os palestrantes abordarão o tema “A Lei Maria da Penha: Os Direitos da Mulher e as Competências Policiais e Judiciárias”, com a participação da representante do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Major Cláudia Moraes, da coordenadora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, Márcia Noely, e da Juíza Substituta do I Juizado Especial de Violência Doméstica do Rio, Ane Cristine Scheele Santos. Logo depois, o seminário tratará da “Notificação Compulsória nos Serviços de Saúde: parceria essencial à prevenção e ao combate a violência doméstica e familiar”, com a participação da representante da secretaria estadual de Saúde, Cláudia Pereira.

Às 12h, a subsecretária estadual de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo, e a secretária especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Hildete Pereira de Melo, participarão da palestra “Educação, Inclusão Social e Autonomia Econômica: rompendo o Ciclo de Violência”.

Na parte da tarde, serão realizados grupos de trabalho divididos por três áreas: Saúde, Segurança Pública e Justiça e Educação, Inclusão Social e Autonomia Econômica com objetivo de discussão específica dos temas e a rearticulação da Câmara Técnica Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

De acordo com a subsecretária municipal de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda – cuja pasta é vinculada à secretaria municipal de Direitos Humanos, o seminário pretende sensibilizar a sociedade. “Nossa proposta é institucionalizar o atendimento para as vítimas de violência, criando uma rede de assistência humanizada à mulher que sofre esse tipo de trauma. É uma forma de incentivarmos a adesão dos diversos envolvidos no processo para que padronizem o atendimento à mulher”, afirmou. Segundo a subsecretária, desde 2011 existe em Maricá o Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Maricá, que atua nas áreas jurídica, social e psicológica de forma personalizada. Até o momento, foram prestados atendimentos para 372 mulheres vítimas de violência.

São aguardadas no seminário cerca de 70 pessoas, dentre representantes da 82ª Delegacia Civil, Batalhão de Polícia Militar, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde, Trabalho, Segurança Pública, dentre outros.

Estatísticas do estupro no Brasil

Segundo dados encaminhados pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, estima-se que, a cada 12 segundos uma mulher é estuprada no Brasil. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que em cinco anos os registros de estupro no Brasil aumentaram em 168%: as ocorrências subiram de 15.351 em 2005 para 41.294 em 2010. Segundo o Ministério da Saúde, de 2009 a 2012, os estupros notificados cresceram 157%; e somente entre janeiro e junho de 2012, ao menos 5.312 pessoas sofreram algum tipo de violência sexual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo