Meio AmbienteNotícias de MaricáNotícias do Estado

Governo do Estado lança ‘Pacto Pelo Saneamento’ em Maricá

A primeira fase de obras de saneamento em Maricá será concluída no final de 2014. Governador Sérgio Cabral não compareceu ao evento.

Da redação | João Henrique e Marco Bechkert – O Governo do Estado, representado pelo Secretário de Ambiente Carlos Minc, lançou no final da tarde desta terça-feira (06) o ‘Pacto Pelo Saneamento’ em um evento na casa de festas Palladon, no bairro Flamengo.

Secretário de Ambiente em entrevista ao Maricá Info. (Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)
Secretário de Ambiente em entrevista ao Maricá Info.
(Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)

O Pacto pelo Saneamento foi instituído pelo Governo do Estado, em abril de 2011, pelo Decreto nº 42.930, com o objetivo de universalizar, no Estado do Rio de Janeiro, o acesso a sistemas de saneamento básico, minimizando os impactos negativos decorrentes da inexistência desses sistemas sobre a saúde da população, o meio ambiente e as atividades econômicas.

Em Maricá, município com números muito abaixo do desejável (menos de 10% das residências possui saneamento básico), haverá um salto grande com a concretização do pacto pelo Saneamento Básico. A cidade sairá do número atual e passará a ter aproximadamente 47% das residências com tratamento adequado de esgoto. O sistema será dividido para três dos quatro distritos de Maricá, onde o Centro da cidade passará a ter quase 100% das residências com saneamento básico. A construção de 3 bacias de esgotamento, 20 sub-bacias e do Emissário Submarino na Praia da BARRA de Maricá – em frente à rua 0 – irá durar cerca de um ano e meio.

Em entrevista ao Maricá Info, o Secretário de Ambiente Carlos Minc garantiu que a cidade terá melhorias na qualidade de vida com o Pacto pelo Saneamento. “Maricá sairá de uma posição em que tem pouquíssimo saneamento básico para uma das cidades no Brasil em que mais se tem tratamento de esgoto.” Disse.

Minc também comentou que o sistema implantado em Maricá é melhor do que o implantado em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro – que não tem tratamento algum – por causa de uma Lei Estadual que garante o tratamento do esgoto antes de sair para o mar. “Padrão Barra da Tijuca de Saneamento Básico.” Comentou.

Dados da implantação do pacto pelo saneamento em Maricá. (Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)
Dados da implantação do pacto pelo saneamento em Maricá.
(Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)

“É inaceitável ver pessoas doentes por conta da falta de saneamento básico. A qualidade de vida vai aumentar muito em Maricá após as obras, que já começaram e tem a previsão de término em cerca de um ano e meio.”

Toda rede de esgoto, da porta da residência até o emissário submarino, será feito pelas empresas que formam o consórcio vencedor da licitação.

O prefeito de Maricá Washington Quaquá (PT) e o governador Sérgio Cabral (PMDB) não compareceram ao evento. “O prefeito de Maricá está em Brasília e o Governador que viria para cá decidiu não vir pela ausência do prefeito.” Comentou o Secretário de Ambiente Carlos Minc.

“Dentro de vinte dias, até para superar esse desencontro que houve hoje, o Governador estará aqui, junto com o Prefeito no canteiro de obras, junto com as empresas e dos representantes do povo, do governo verificando como está a obra.” Disse Minc.

Serão contemplados os distritos de Maricá (Centro), Inoã e Itaipuaçu, ficando de fora o distrito de Ponta Negra (Bairros: Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí, Ponta Negra, entre outros). As obras da primeira fase já começaram e têm previsão de terminar em 18 (dezoito) meses.

Ao final, um pequeno grupo de manifestantes aguardavam a saída das autoridades presentes no evento em frente à casa de festas no bairro Flamengo. Carlos Minc ao sair, ouviu os gritos de “animais morreram em Guaratiba”. Com referência à matança de animais em extinção para as obras de terraplanagem do ‘Campus Fidei’, onde seria realizada a Jornada Mundial da Juventude 2013.

.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo