CulturaNotícias de MaricáReligião

Câmara Municipal inaugura mostra “Os Caminhos da Fé Católica em Maricá”

Da redação | João Henrique – A Câmara Municipal de Maricá inaugurou na tarde desta terça-feira (13) a mostra “Os Caminhos da Fé Católica em Maricá” com a presença do presidente da Câmara Fabiano Horta (PT), do secretário municipal de Cultura Sergio Mesquita e das duas curadoras da exposição, a historiadora Maria da Penha e a arquiteta Renata Gama.

Cerca de 50 pessoas entre funcionários do legislativo, da prefeitura e membros das paróquias do município de Maricá compareceram ao lançamento da mostra, que traz a história do catolicismo em Maricá, desde José de Anchieta, beato jesuíta que esteve em Maricá no ano de 1584. Aqui ele celebrou na Lagoa de Araçatiba a ‘Pesca Miraculosa’.

Mostra traz quadros e banner com fotos e informações sobre a história do catolicismo na cidade. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Mostra traz quadros e banner com fotos e informações sobre a história do catolicismo na cidade.
(Foto: João Henrique | Maricá Info)

“Sei que o Estado é Laico mas não podemos deixar de falar da história de Maricá sem falar na história da fé católica no município.” Disse uma das curadoras da mostra.

A arquiteta Renata Gama falou sobre os 225 anos do lançamento da pedra fundamental do Centro da cidade, que mudou os rumos do desenvolvimento urbano da cidade. “Esse Centro aqui [de Maricá] nasceu em 1788, quando o terceiro pároco da freguesia de Nossa Senhora do Amparo Padre Vicente Ferreira Noronha, juntamente com o povoado da região, lançaram a pedra fundamental que mudou os rumos do nosso desenvolvimento urbano, que deveria ser lá [Em São José do Imbassaí].” disse

Conheça mais sobre a história do catolicismo na cidade na exposição que ficará na Câmara de Maricá até o dia 31 de agosto.

Endereço: Rua Ns. do Amparo, 57 – Centro, Maricá.

Funcionários da Câmara, Prefeitura e membros de paróquias do município foram ao primeiro dia da mostra. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Funcionários da Câmara, Prefeitura e membros de paróquias do município foram ao primeiro dia da mostra.
(Foto: João Henrique | Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo