Início Economia Greve nos bancos: Confira alternativas para pagar as suas contas

Greve nos bancos: Confira alternativas para pagar as suas contas

A greve dos bancários que se deu início na última quinta-feira (19) em grande parte do Brasil também atingiu a cidade de Maricá. O Sindicato dos Bancários de Niterói e Região rejeitou a proposta da Fenabran (Federação Nacional dos Bancos) de reajuste salarial de 6,1% sobre o piso da categoria.

Desde a quinta, todas as agências da cidade fecharam o todo o atendimento aos clientes foi paralisado. Quem necessita de uma agência bancária pode ter tido transtornos nos últimos dias, porém, não perca a cabeça.

Bancários entraram em greve e paralisaram os atendimentos nas agências em Maricá. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Bancários entraram em greve e paralisaram os atendimentos nas agências em Maricá.
(Foto: João Henrique | Maricá Info)

Há alternativas para você não ficar com contas atrasadas e não ficar sem dinheiro no dia do seu pagamento/adiantamento. O Maricá Info lista para você as alternativas ao uso das agências bancárias.

A própria Federação Nacional dos Bancos indica algumas alternativas de como pagar as contas que estão dentro do prazo e também as vencidas. A entidade lembra que o consumidor dispõe de diversos canais para a realização de transações financeiras.

Contas a vencer

As contas de água, luz, telefone, gás, internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco. Há outras opções como o pagamento em Casas Lotéricas e em comércios credenciados que aceitam pagamentos como a loja das Casas Bahia no Centro de Maricá.

Contas vencidas

Há tipos diferentes de contas a serem pagas, a seguir, seguem os modos alternativos para o pagamento de contas vencidas sem a necessidade de uma agência bancária. Confira:

1) Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás): faça o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco. Você pode usar a internet, o telefone (call Center), o aplicativo do banco no seu celular, os caixas eletrônicos e os correspondentes. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.

2) Títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos): peça ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA). O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na(s) instituição(ões) financeira(s) na qual tem conta. O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança. Podem ser pagos via DDA diversas contas, carnes de financiamento bancário, condomínios, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras.

3) Boleto é do banco e a agência está fechada, como faço? Identifique o banco responsável pela conta no boleto de cobrança. No próprio site dos bancos é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas. Acesse o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida insira a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento. Com o boleto atualizado, você consegue pagá-lo pelos canais alternativos do banco (internet, telefone (call Center), aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes).

Há também a possibilidade de utilizar o Banco Postal, serviço oferecido pelos Correios onde é possível realizar algumas operações bancárias do Banco do Brasil, no qual os Correios tem parceria. Também tem como ser realizado o pagamento de contas na agência dos Correios no Centro de Maricá.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui