Notícias de MaricáRegião MetropolitanaTransporte

Linha de ônibus entre Maricá e Itaboraí não saiu do papel

Após dois anos de espera, trabalhadores e moradores só podem concluir uma coisa: caiu no esquecimento.

Da redação | João Henrique – Quem utiliza o transporte coletivo para ir de Maricá à Itaboraí sofre para chegar até o seu destino. São, em sua maioria, trabalhadores que conseguiram uma oportunidade na cidade vizinha, seja no comércio ou até mesmo nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o Comperj.

Segundo o Detro, não houve interessados em operar a linha Maricá x Itaboraí. (Foto:  Luiz Osvaldo Júnior)
Segundo o Detro, não houve interessados em operar a linha Maricá x Itaboraí.
(Foto: Luiz Osvaldo Júnior)

A linha que ligaria as duas cidades não saiu do papel. O Detro, órgão do Governo do Estado que regula o transporte terrestre no Rio, havia marcado a licitação para o dia 7 de junho de 2011, mas foi adiada pelo presidente de licitações para sanar algumas dúvidas que a Expresso Rio de Janeiro tinha à época.

Hoje, mais de dois anos após essa data, a linha ainda não existe. Quem trabalha em Itaboraí e precisa ir todo dia e voltar para Maricá sofre com a baldeação e com os horários dos ônibus da Costa Leste que levam até o Lagarto, local onde saem vans com destino a Itaboraí.

Licitação

Pelo edital de licitação, duas empresas de ônibus operariam na linha (100-R), numa concessão de 15 anos renováveis por igual período por determinação do Governo do Estado, e se comprovado a excelência do serviço. Os ônibus ligariam as cidades do Centro de Maricá ao Centro de Itaboraí.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o Departamento Estadual de Transportes que nos informou que não houve empresas interessadas em operar a linha na época da licitação e que agora, todas as linhas intermunicipais passarão por novas licitações que estão sendo conduzidas pela Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro com o projeto da Fundação Getúlio Vargas. Não há prazos para que as novas licitações aconteçam.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo