CiênciaEducaçãoNotícias de Maricá

Astronomia: Projeto ‘Observatório Na Praça’ chega à Maricá

O Projeto ‘Observatório Na Praça’, de iniciativa do astrônomo amador Eduardo Baldaci chegou à Maricá nesta quinta-feira (31), porém, o tempo nublado impossibilitou a visualização de qualquer objetivo no espaço.

Baldaci chegou à praça Orlando de Barros Pimentel às 16h e mostrou para a nossa equipe de reportagem como funciona o seu equipamento, que foi trazido de Cuiabá, em Mato Grosso, para a cidade especialmente para o projeto, que tem apoio do Maricá Info, da Pousada Vovó Bellina, do Sublimis, Pontin e IBEC.

Observatório Na Praça conta com dois telescópios, um específico e preparado para observar o sol. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Observatório Na Praça conta com dois telescópios, um específico e preparado para observar o sol.
(Foto: João Henrique | Maricá Info)

Baldaci, que iniciou seus trabalhos na década de 80 com a passagem do Cometa de Halley, já percorreu 12 cidades brasileiras e duas cidades dos Estados Unidos (EUA) com telescópios especiais capazes de observar desde as atividades solares até a passagem de astros mais raros, como os cometas.

Em Maricá, Baldaci fará diariamente duas edições do evento: uma pela manhã com telescópio de Hidrogênio Alpha capaz de visualizar de forma segura as explosões solares e, na parte da tarde, com um telescópio astronômico para a observação de planetas e estrelas.

O projeto, inédito em Maricá, segue nesta sexta-feira (1º) durante o dia na praça Orlando de Barros Pimentel, das 7h às 10h (Caso o tempo esteja bom e com boa visibilidade para o céu) e das 15h às 22h na Pousada da Vovó Bellina, em São José do Imbassaí. No feriado de Finados, o astrônomo Eduardo Baldaci volta à praça Orlando de Barros Pimentel com o projeto, das 7h às 11h e das 16h às 19:45h na Lagoa de Araçatiba.

O custo é de R$5 por participante – para custear as despesas da viagem e manutenção do equipamento – com direito a observação de todos os astros disponíveis para a visualização e o participante ainda recebe uma espécie de certificado. Baldaci, que já esteve diversas vezes na NASA, pretende trazer novamente o projeto no início de 2014.

Mais informações na página do evento: http://baldaci.wix.com/astronomo#!events/c1ylb ou pelo telefone (21) 97948-3908

Telescópio de hidrogênio garante segurança na observação do sol. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Telescópio de hidrogênio garante segurança na observação do sol.
(Foto: João Henrique | Maricá Info)

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo