Notícias de MaricáTurismo

Maricá: Banhistas devem temer queimaduras de águas-vivas

As praias estão cheias nesse verão e todo cuidado é pouco. Além do forte calor e radiação solar, que faz necessário o uso de um protetor solar com alto fator de proteção, os banhistas devem tomar cuidados com as águas-vivas, que estão causando queimaduras em diversos banhistas.

De Itaipuaçu à Ponta Negra, as praias estão tomadas por águas-vivas que podem causar queimaduras de terceiro grau e ardência, principalmente em crianças que costuma brincar com esses seres marítimos.

O que fazer? O ideal é evitar mexer com as águas-vivas, mas, caso esteja dentro d’água e ela a queime, o primeiro passo é sair da água imediatamente depois que sentir a queimadura. Não coce. O recomendado é não tocar e nem coçar a queimadura, pois a água-viva libera filamentos chamados nematocistos, que se rompem se a pessoa coça ou esfrega a pele.

Lave a área atingida com água do mar ou soro fisiológico. A água quente e a doce ajudam este nematocistos a se romper mais facilmente. Já a água do mar, ajuda estes cistos a se soltarem.

Faça compressas de gelo para aliviar a sensação de queimadura e de dor. Não use pomadas sem orientação médica e muito menos passe manteiga em cima da ferida.

Procure um médico se ficar muito dolorido, com enjôo, vômitos ou febres altas. A sua pele vai estar muito sensível durante alguns dias, então evite o Sol para não ficar com manchas no local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo