EventosNotícias de Maricá

Grande Rio realiza ensaio técnico em Maricá no dia 02

Após dar R$3 milhões para a Acadêmicos do Grande Rio, escola de samba de Duque de Caxias,  desfilar na Marquês de Sapucaí contando os ‘200 anos de Maricá’, a cidade receberá um ensaio técnico da agremiação no dia 02/02, um domingo a partir das 19h.

Com 25 anos de história, a escola em 2014 vai homenagear os 200 anos de Maricá, com o enredo “Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá”. O encontro, que será realizado nas Avenida Francisco Sabino da Costa e a sua extensão nas ruas Abreu Rangel e Domício da Gama, contará com a participação de mais de dois mil componentes, dentre ritmistas e passistas. São aguardados mais de 50 ônibus vindos de Duque de Caxias.

Segundo o diretor de Carnaval da escola, Ricardo Fernandes, o ensaio é uma simulação da apresentação da escola na Marquês de Sapucaí. “É um grande treino que serve para divulgar o samba na comunidade e testar os últimos ajustes”, declarou o diretor. No ensaio, não são exibidas alegorias nem fantasias, porque, segundo o diretor, existe um regulamento da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) que impede esse tipo de divulgação prévia.

Formado em história pela UFRJ, Ricardo já passou por outras grandes agremiações do carnaval carioca, como Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Salgueiro e Unidos da Tijuca. Como diretor de carnaval, Ricardo já se consagrou campeão do grupo especial por seis vezes. “A escola vai proporcionar um espetáculo fantástico na avenida. Tenho a certeza de que a Grande Rio vai surpreender”, declarou o diretor de carnaval, acrescentando que, esse ano, a escola aboliu todas as suas alas comerciais. “Todas as fantasias serão doadas à comunidade e isso valoriza o que ela tem de melhor, seus componentes, para buscar o título inédito”, salientou.

 

Desfile na Sapucaí

Segunda escola a desfilar no domingo de carnaval, dia 02/03, a Grande Rio apresentará três mil componentes, 31 alas, seis alegorias e um tripé nos 800 metros da Marquês de Sapucaí (sendo desses 590 de área julgada). 

Para o diretor de carnaval, as peculiaridades do município contribuíram imensamente para o desenvolvimento e composição do enredo, assinado pelo carnavalesco Fábio Ricardo, apontado por críticos e especialistas de carnaval como um dos artistas mais promissores da festa. A ligação de Fabinho (como é mais conhecido no mundo do samba) com a Grande Rio começou em 2000, quando ele foi assistente do então carnavalesco da escola, Max Lopes. “Por meio de um trabalho intenso de pesquisas descobrimos características históricas importantes da cidade, que serão apresentadas na Sapucaí. Detalhes que muita gente desconhece”, antecipou Ricardo. Segundo ele, 95% do carnaval já está pronto. 

Distribuídas por setores, a escola vai apresentar um panorama sobre a história da cidade. No primeiro setor, a escola abre seu desfile trazendo a musicalidade da cantora Maysa e sua relação afetiva com Maricá; no segundo setor, serão apresentados os aspectos religiosos, a devoção e fé do povo; no setor seguinte, será abordada parte da teoria da origem das espécies, proposta pelo naturalista britânico Charles Darwin, que, em visita a Maricá, se encantou com a fauna e flora locais. No quarto setor, a escola explora assuntos pertinentes sobre a produção existente em Maricá: bananas, laranja, a antiga estação do trem e a atividade da pesca serão alguns temas abordados. Por fim, será apresentada uma Maricá lúdica, dos sonhos de quem vinha para a cidade nos anos 70, para buscar um refúgio no paraíso fluminense. 

 

“Invocada”

Sob o comando do Mestre Ciça, a bateria da Grande Rio, conhecida como “Invocada”, vai contar na avenida com a participação de 285 componentes e promete fazer um show à parte com as “paradinhas” que sempre agitam o público na avenida e com a presença da atriz global Christiane Torloni, como madrinha de bateria. Para o diretor, outro ponto positivo para este carnaval é o samba, de composição de Deré – Robson Moratelli – Rafael Ribeiro – Hugo da Grande Rio e Toni Vietnã. “ Ele é contagiante e empurra as pessoas a cantar e sambar. Acho que vai “pegar” na avenida”.

 

Ficha Técnica:

Enredo: “Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá”

Presidente: Milton Perácio

Carnavalesco: Fábio Ricardo

Compositores: Deré – Robson Moratelli – Rafael Ribeiro – Hugo da Grande Rio e Toni Vietnã

Intérprete: Émerson Dias

Samba Enredo

O mar quando quebra na areia

Desliza na beira da praia

Ao som do piano, poesia no papel

Maysa compondo, estrela no céu

Vem ver que foi o índio quem admirou

A imensidão da beleza local

Primeiro habitante, inocente brincou

Nas ondas brancas do seu litoral

 

Joga a rede pescador, quero ver multiplicar

Joga a rede pescador, o milagre vem de lá

Do Amparo à devoção, minha fé se revigora

Na proteção de Nossa Senhora

 

O meu lugar, seu nome da terra brotou… Maricá

Do naturalista surge um novo olhar

A claridade, a noite a visão

Da fauna e flora… A evolução

Nos trilhos do progresso um novo ideal

À riqueza do meu chão… Uma doce canção

O sol que bronzeia a morena

Revela em seus olhos o brilho do mar

Deixei o vento me levar

No meu barquinho pelo mundo a navegar

 

Vou daqui, vou pra lá, vou sambando com você

Grande Rio vai passar… O couro vai comer!

Eu sou feliz em Maricá, sou emoção

Canta meu povo, bate forte coração!

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo