EducaçãoNotícias de Maricá

Prefeitura de Maricá oferece 96 vagas gratuitas de qualificação profissional

“Aplicador de Revestimento”, “Auxiliar Administrativo” e “Montador de Painéis Elétricos” são os novos cursos oferecidos 

A Prefeitura de Maricá acaba de firmar uma nova parceria com o Senai e vai oferecer, a partir da próxima segunda-feira, dia 25/02, 96 vagas para novos cursos gratuitos voltados para a qualificação profissional da população, especialmente de jovens. São 24 para a área de Aplicador de Revestimento Cerâmico, 48 para Auxiliar Administrativo (duas turmas: uma à tarde e outra à noite) e 24 Montador de Painéis Elétricos.

No curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico, o aluno irá aprender a executar assentamento de componentes de revestimento decorativo e artefatos de concreto dentro dos padrões técnicos, de qualidade e segurança estabelecidos para a realização das atividades de construção civil. Já no curso de Auxiliar Administrativo, o aluno aprenderá a prestar serviços de apoio e suporte às atividades administrativas, cumprindo as rotinas e processos estabelecidos para a realização das atividades de escritórios. O curso de Montador de Painéis Elétricos visa desenvolver competências para realizar montagem de painéis elétricos, preparando porta e chassi, montando componentes e realizando os devidos testes de energização, de acordo com normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e de preservação ambiental. Os novos cursos são de curta duração, com no máximo 160 horas, e preparam o aluno para desenvolver funções básicas e de baixa complexidade no mercado de trabalho. As aulas são focadas em conhecimentos específicos para garantir que o aluno desenvolva as competências iniciais de uma determinada área de atuação.

Inscrições

As inscrições são realizadas até a sexta-feira, dia 28/02, na Secretaria Mmunicipal de Educação (Rua Barcelar da Silva Bezerra nº 105, no Centro), das 9h às 17h. Para se inscrever, é necessário ter acima de 16 anos para os cursos noturnos e 14 anos para a turma do curso de Auxiliar Administrativo, que será no período da tarde. É necessário apresentar as cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF (se menor, também é preciso apresentar o documento do responsável), comprovantes de residência e escolaridade e duas fotos. Para os cursos de Montador de Painéis Elétricos e Auxiliar Administrativo, é necessário ter concluído o 8º ano do Ensino Fundamental; já para a área de Aplicador de Revestimento Cerâmico, o aluno tem que ter cursado o 6º ano do Ensino Fundamental. As aulas terão início no dia 10/03, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h (turno tarde) ou das 18h às 22h (turno noite), no anexo do CEM Joana Benedicta Rangel, Araçatiba. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2637-8817.

Para a secretária municipal de Educação, a professora Marta Quinan, esse tipo de aprendizado é importante no momento em que o município passa por um acelerado processo de desenvolvimento, com a expectativa de implantação de empresas de médio porte, de vários segmentos. “A qualificação oferecida por esses cursos abre uma possibilidade de aproveitamento em melhores condições para a população”, declarou a secretária.

Desde o início da parceira, em 2011, entre o Senai e a Prefeitura de Maricá, já foram formados 520 alunos em cursos de iniciação profissional, nas áreas de Instalação Residencial Hidráulica, Instalação Residencial Elétrica, Gestão de Pequenos Negócios, Técnicas em Impermeabilização, Pedreiro, Ladrilheiro, Pintor e Armador, Técnicas de Execução em Revestimento com Placas Cerâmicas (Ladrilheiro), Técnicas de Execução em Alvenaria com Blocos Cerâmicos (Pedreiro), dentre outros. Além disso, 110 alunos concluíram o Curso Técnico de Construtor de Obras de Edificações, com duração de dois anos.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo