Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Segunda-feira começa vacinação contra HPV

No estado do Rio cerca de 397 mil adolescentes serão vacinadas contra HPV. Em Maricá, vacinas estarão disponíveis nos PSF’s.

Uma ação do Ministério da Saúde disponibilizará a partir da próxima segunda-feira (10 de março), no Sistema Único de Saúde, a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do Câncer de Útero, para meninas que tenham entre 11 e 13 anos.

Para ser vacinada, é necessário a apresentação do cartão de vacinação ou documento de identificação com foto. A Secretaria Estadual de Saúde fará a distribuição das vacinas nas cidades assim que recebê-las do Ministério da Saúde.

Em Maricá, todas as 18 unidades de saúde do município irão aplicar a primeira dose, de 10 de março a 10 abril. A prefeitura informou ainda que a vacinação também será levada às escolas municipais. Ao todo serão imunizadas, no município, mais de 3,1 mil adolescentes, de acordo com a estimativa populacional do IBGE.

Em Niterói, a Fundação Municipal de Saúde também iniciará a vacinação contra HPV, a partir da mesma data, e a seguirá mesmo após o término do prazo da primeira dose (10 de abril) para atingir a meta de imunizar 9.528 meninas que moram no município.

Em São Gonçalo, para atingir a meta de imunizar cerca de 19 mil meninas na faixa etária determinada, a primeira dose será aplicada nos cinco polos sanitários da cidade, além das escolas municipais e estaduais, a partir do próximo dia 10. Das 44 escolas particulares convocadas para aderir, apenas sete integraram-se à campanha.

Campanha prevê aplicação de três doses

Além da primeira dose, serão necessárias uma segunda, seis meses depois; e a terceira, após cinco anos.

Em Maricá, todas as 18 unidades de saúde também participarão da campanha. Para saber sobre a localização dos postos, basta ligar para 3731-1965.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo