ItaipuaçuMeio Ambiente

Jacaré-de-papo-amarelo é solto em Itaipuaçu

Um jacaré-de-papo-amarelo, espécie em extinção, foi solto na última sexta-feira (dia 21), em Maricá, pela equipe da Secretaria Municipal do Ambiente. O animal silvestre foi capturado pelo Corpo de Bombeiros, em Itaipuaçu.

A reinserção no ambiente natural aconteceu na Lagoa Brava, após o jacaré passar por uma análise clínica e exames, que o apontaram como saudável. De acordo com o secretário do Ambiente, Tiago de Paula, o crescimento populacional e a degradação ambiental resultam na diminuição das distâncias entre o ambiente urbano e as áreas naturais de proteção. Por conta disso, “é natural que aumentem as ocorrências de resgates e solturas de animais silvestres”.

O jacaré-de-papo-amarelo foi capturado, no último dia 15, na Rua 23, no Recanto, após os bombeiros receberem um chamado, por telefone, de moradores da região. Seis dias após a captura, o animal foi entregue à Secretaria do Ambiente e devolvido ao seu habitat. “É importante destacar que os cidadãos não devem tentar matar ou afugentar o animal. Muitas dessas espécies, que ocorrem em Maricá, estão ameaçadas de extinção. A orientação é ligar para o Corpo e Bombeiros, para realizar o resgate. Eles encaminharão o animal para a Secretaria do Ambiente, que irá registrar a ocorrência e realizar a soltura”, orienta o secretário.

O jacaré-de-papo-amarelo habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro e típico da América Latina. Hoje, os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo