Início Notícias de Maricá Maricá: Vilarejo de Tomascar é a trilha do Circuito Ecológico deste sábado

Maricá: Vilarejo de Tomascar é a trilha do Circuito Ecológico deste sábado

Vilarejo de Tomascar, em Maricá. (foto: Divulgação | PMM)

Sábado (26/04) é dia de Circuito Ecológico de Maricá. A trilha escolhida pela Secretaria Municipal de Turismo é a do vilarejo de Tomascar, em Rio Bonito. Para quem for de ônibus, o ponto de encontro é o Terminal Rodoviário de Maricá, no Centro, às 6h30. No local, os participantes pegarão um ônibus (o transporte não está incluso) até o Espraiado, onde será o ponto de partida do passeio. Quem preferir pode utilizar veículos próprios para chegar ao local de início.

A caminhada é considerada pesada, com 7 horas de duração (4 horas de ida e 3 horas de volta). Durante o percurso, que passa pela Serra do Espraiado e desce por Rio Bonito, os aventureiros farão paradas nos riachos, cachoeiras, piscinas naturais e em pontos estratégico para descanso. O passeio conta com guias da secretaria, além do apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil. Na região, onde funcionava uma fazenda, pode-se encontrar um antigo moinho de farinha de roda d’água, construído na época da escravatura. Os participantes devem usar roupas leves, calçados apropriados e chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.

As inscrições são feitas na Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até hoje (25/04), às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço.  Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. Já foram feitas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, “Caminho de Darwin” e Pedra de Itaocaia), Espraiado (Tomascar), Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, entre outros pontos turísticos

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui