EducaçãoEsportesNotícias de Maricá

Maricá: Prefeitura abre oficialmente os Jogos Estudantis 2014

Mais de 2.200 alunos vão participar da primeira etapa dos Jogos Estudantis 2014, direcionada para alunos com idades entre sete e 11 anos

A Prefeitura de Maricá deu início, na manhã dessa terça-feira (06/05), aos Jogos Estudantis 2014, um dos eventos mais tradicionais do município e que este ano foi dividido em duas etapas: a primeira para alunos de sete a 11 anos e a segunda, que será realizada em agosto, com a participação de alunos de 12 a 16 anos. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, cerca de 40 escolas públicas e particulares participaram da abertura da competição na Praça Orlando de Barros Pimentel, que contou com apresentações de alunos, desfile das delegações e juramento dos atletas. As competições seguem até o dia 23 de maio.

Um dos momentos mais aguardados pelo público foi o desfile das delegações participantes no entorno da Secretaria Municipal de Cultura. Ágata Victória da Conceição Santos, de 11 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Retiro, estava entusiasmada com a sua primeira participação nos jogos. “Ouvia as pessoas comentando e sempre tive vontade de participar. Agora, chegou a minha vez e espero bons resultados”, disse a aluna, que está inscrita na corrida de 50 metros. Erick  Barbosa França, de nove anos e aluno do 4º ano da Escola Municipal Mata Atlântica, está muito ansioso para o início das competições. “Mais importante que ganhar é poder competir e conhecer alunos de outras escolas”, declarou Erick, que irá competir no futsal e na corrida. 

Para o professor de Educação Física da Escola Municipal Retiro, Cristiano Barcello, os jogos estudantis resgatam valores essenciais para o ser humano, como cidadania, disciplina e participação. “Nossa escola é um pouco afastada do Centro e a competição permite melhorar o entrosamento entre os alunos. Estou muito feliz ao ver essa movimentação”, destacou o professor que inscreveu 30 alunos da escola nas modalidades atletismo e queimado.

A diretora adjunta da Escola Municipal Mata Atlântica, Aline de Mattos Pena Barreto, declarou que os alunos estão muito entusiasmados com a competição. “Os jogos contribuem para desenvolver o espírito de grupo entre os participantes e incentivar a integração entre eles”, explicou. A escola vai participar com 40 alunos em duas modalidades: queimado e futsal.

Presente ao evento, a subsecretária municipal de Educação, Marianne Mary da Fonseca, destacou a importância da competição para o desenvolvimento pedagógico e a integração social dos alunos. “Os jogos promovem a integração e o intercâmbio entre as escolas e alunos. Isso é fundamental para o bom desenvolvimento do ser humano. Além disso, é uma excelente oportunidade para resgatarmos a história dessa competição tão importante para a nossa cidade”, declarou a subsecretária. O evento está sob a coordenação dos professores de Educação Física Kauffman Ribeiro e Cristiano de Oliveira Silva.

Apresentações

Durante a cerimônia de abertura dos jogos, a banda de percussão da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, comandada pelo mestre Edu Rosa, apresentou o Hino Nacional. Em seguida, foi a vez das alunas da Escola Municipal Amanda Peña Soares exibirem passos de ginástica artística ao som de “Garota de Ipanema” e “País Tropical”. Os alunos da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho apresentaram a coreografia da música oficial da Copa do Mundo, “Todo Mundo”, interpretada por Gaby Amarantos, com a participação do “Monobloco”.

Jogos

Serão disputadas sete modalidades esportivas (futsal, queimado, corrida de velocidade, salto em distância, natação de 25 metros, xadrez e tênis de mesa) e, para facilitar o transporte dos alunos, as competições serão realizadas dentro das unidades escolares divididas por um zoneamento estratégico que considera sua posição geográfica. São quatro grupos: Alfa (que compreende as escolas do Centro e redondeza); Bravo (escolas próximas à área de Cordeirinho e Ponta Negra); Charlie (unidades próximas a São José do Imbassaí e Inoã) e Delta (escolas em Itaipuaçu). Veja lista das escolas participantes.

Veja o calendário dos jogos: http://www.marica.rj.gov.br/educacao/?ed=calendario_jogos2014

Fonte: Prefeitura de Maricá

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo