Notícias de MaricáPolicial

Maricá: CCS debate segurança pública na Câmara de Vereadores

Reunião do Conselho Comunitário de Segurança debateu assuntos relativos à segurança pública em Maricá. Nenhum vereador membro da Comissão de Segurança compareceu.

Da redação | João Henrique – Autoridades municipais se reuniram no final da tarde da última terça-feira (20/05) na Câmara de Vereadores de Maricá para debater um assunto muito importante e que está em destaque, a Segurança Pública.

O encontro contou com membros do CCS, o comandante da 4ª CIA da PM Capitão Struchel, o Major Maforte – representando o coronel Chagas do 12º BPM, o delegado titular da 82ª DP Julio Cesar Mulatinho, o Sargento Eduardo (CPAm) e a Major Claudia, que se reuniram para debater a segurança pública do município.

A reunião teve como temas principais o aumento do efetivo e como o policiamento é empregado em Maricá. O Capitão Struchel, comandante da 4ª CIA, responsável pelo policiamento em Maricá, comentou que o efetivo é pequeno, mas que vem tentando remanejar os policiais para onde a demanda é maior, seguindo a mancha criminal.

O delegado Julio Cesar Mulatinho falou sobre o início do seu trabalho a frente da 82ª DP e da dificuldade de efetivo das polícias. “Há 38 anos carece de efetivo. Mas isso não é culpa da polícia, e sim dos governantes. Quando eu vim para Maricá, no primeiro dia eu estive com o prefeito, pedi que ele se empenhasse junto ao governo do estado, pedi depósito para a polícia daqui para apreendermos veículos (…) mas o governo não se manifesta.” Disse.

Efetivo

Sobre o aumento do efetivo em Maricá, que, segundo o comandante da 4ª CIA, é de 104 policiais (divididos em plantões a cidade conta com aproximadamente 35 por dia), a população de Maricá não deve esperar um aumento de policiais nem tão cedo. Segundo o major Maforte, que representou o comandante do 12º BPM Gilson Chagas, o efetivo vem aumento gradualmente de Niterói para Maricá.

Abastecimento

O abastecimento das viaturas da PM que atuam em Maricá ainda está sendo feito em Niterói. As viaturas do DPO de Ponta Negra, por exemplo, deslocam-se todos os dias cerca de 60 km para abastecer na cidade vizinha, com isso deixando a localidade desguarnecida de viatura e impossibilitando os policiais de atender ocorrências na região.

Legislativo

Dos vereadores presentes, um chegou na metade da reunião e o outro no término. Marcello Vianna (SDD) e Robson Dutra (PMDB) passaram pela reunião mas não deram nenhuma informação ou esclarecimento do que estavam fazendo para melhorar a situação da segurança no município, jogando a responsabilidade no Estado. O representante da Prefeitura de Maricá, Nuno Alexandre, deu algumas informações acera da segurança feita pela Guarda Municipal, citando a redução do número de saidinhas de banco na região do Centro de Maricá após a Guarda se posicionar estrategicamente próximo à região bancária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo