Meio AmbienteNotícias de MaricáTurismo

Maricá: Circuito Ecológico acontece sábado nas grutas do Spar

Inscrições gratuitas são feitas somente na Secretaria Municipal de Turismo, no Centro, até sexta-feira (22/08), das 9h às 17h

Uma boa opção de lazer para este sábado (23/08) é o Circuito Ecológico de Maricá, nas grutas do Spar, em Inoã. O passeio – por um conjunto de galerias de minas desativadas há meio século, onde eram extraídas as pedras malacacheta e feldspato – é gratuito e destinado a todas as idades. As inscrições são gratuitas e acontecem até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Os participantes são acompanhados por guias turísticos da Prefeitura e agentes da Defesa Civil.

Durante o percurso, com duas horas de duração, os visitantes também encontrarão um lago natural e vegetação típica da Mata Atlântica. A gerente e responsável por todo o projeto, Márcia Freitas, orienta os aventureiros a usarem calça comprida, calçados apropriados e chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. “É obrigatório que todos os participantes levem lanternas”, reforça a gerente.

Para participar da caminhada, é necessário preencher um formulário com um documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. “Só pode participar do passeio quem fizer a inscrição prévia”, adverte Márcia. A caminhada inicia às 8h e o ponto de encontro é na praça em frente à Capela de São João Batista, na entrada do Spar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013, em diferentes trilhas da cidade, e atrai em média 25 pessoas. A Prefeitura já promoveu caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, “Caminho de Darwin” e Pedra de Itaocaia), Vilarejo de Tomascar, entre Maricá e Rio Bonito, Cachoeira do Espraiado, Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, Praia da Sacristia, entre Jaconé e Ponta Negra, entre outros pontos turísticos.​

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo