Notícias de Maricá

Maricá: Vândalos picham patrimônio público

Da redação / Mauro Luis – Há cerca de dois anos, a Prefeitura Municipal de Maricá instalou sobre o Canal da Cidade uma obra feita pelos artistas plásticos Alexandre e Rosaura Shiachticas homenageando os ‘Imortais de Maricá’.

Feitas em bronze, as estatuas da cantora Maysa, do antropólogo Darcy Ribeiro, e dos jornalistas e escritores Antônio Callado e João Saldanha sentados numa mesa de bar amanheceram pichadas na manhã deste domingo (2/11). O bem público já foi alvo de vândalos outras vezes, onde, pedaços foram roubados.

Outros bens públicos como o Anfiteatro e a Casa de Cultura também são alvos constantes de pichadores, que saem na madrugada para deixar as suas marcas, causando prejuízo ao erário público, culminando em mais despesas para a remoção das pichações.

Lembrando que pichar é crime, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98. O crime prevê pena de detenção de três meses a um ano, e multa. Caso a pichação se dê em um monumento tombado em virtude de seu valor histórico, como é o caso da Casa de Cultura, a pena é de seis meses a um ano de detenção e multa. Vale ressaltar ainda que o Grafite não é crime, desde que consentido pelo proprietário, sendo uma manifestação cultural e que valoriza o patrimônio público ou privado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo