Itaipuaçu

Felino à solta em Itaipuaçu pode ser uma suçuarana, dizem especialistas

Animal pode ser um Jaguarundi ou uma Suçuarana, que são espécies de felino do gênero Puma. Eles habitam grande parte das Américas.

Da redação / João Henrique – Moradores de Itaipuaçu receberam com medo a notícia de que havia uma onça à solta na localidade. Uma câmera de segurança de uma loja de materiais de construção flagrou o animal silvestre correndo na rua 66, no loteamento Jardim Atlântico na última quarta-feira (12/11). De acordo com internautas, o felino feriu um cachorro da raça pitbull na última semana.

Sidnei Batista, de 36 anos, motorista da loja viu a onça de perto. Ele estava chegando de caminhão quando ela passou correndo ao seu lado:

— Eu a espantei achando que era um cachorro, mas ela atravessou a rua correndo e ficou parada em cima de um monte de areia. Aí, eu vi que era uma onça. Não tive reação, fiquei parado e pensei: “Deu ruim”.

Para o Secretário de Ambiente de Maricá, Tiago de Paula, o animal pode ser um Jaguarundi. “O aparecimento de animais silvestres em área urbana é comum no município, que tem um refúgio de animais silvestres numa floresta de 13 mil hectares. Técnicos da secretaria já encontraram jacaré, raposita, cachorro do mato, tamanduá e carcará, mas é a primeira vez que se fala em felino.” Disse, comentando também que onças não são vistas na região:

– Não acredito que seja onça. Se for capturada e for onça, provavelmente é de uma criação clandestina. Não há onças por aqui. É provável que seja um jaguarundi.” Informou.

De acordo com o Biólogo Marcos Jabour, da Fundação Rio Zoo, o animal pode ser uma suçuarana (Puma concolor). “- Esse felídeo, que tem grande capacidade de dispersão compõe a fauna Fluminense, assim como o jaguarundi, só que este último é um das menores espécies de felídeo do Brasil. Portanto, não seria capaz de ferir gravemente um Pitbull. Sinceramente, aquele ferimento foi causado por uma unhada de suçuarana, no momento em que ela se defendia do ataque do cão.“ Disse.

Caso aviste o animal, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou para a Polícia Ambiental pelo telefone 2638-3690. Não maltrate e muito menos espante o animal.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Pessoal, não sou de Maricá, sou de São Paulo,mas acompanho as Suçuaranas pelo interior de SP. É com certeza uma Onça Parda (Suçuarana). Peço por favor que não matem, esse animal é muito especial e muito importante para a natureza. Liguem para os Bombeiros, Polícia Florestal, e entrem em contato com a Associacão Mata Ciliar em Jundiaí/SP que é especializada na recuperação desta Onça de todas as partes do Brasil: (11) 4815-5777. Esse animal nunca foi visto antes porque ela nunca precisou sair da mata, mas agora com o desmatamento, queimadas ela estão mesmo invadindo as cidades em busca de alimento. Mas repito, esse animal é precioso, é o topo da cadeia alimentar e importantíssimo para manter as florestas, está ameaçado de extinção e não pode de maneira alguma ser morto ou atropelado. Peço ao povo de Maricá que preserve a vida desse animal, que hoje em dia já é raro.

Botão Voltar ao topo