Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Últimos dias da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo

Será encerrada nesta sexta-feira (28/11) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Em Maricá, as vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde (confira lista abaixo) do município, com horário de atendimento das 09h às 16h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais da metade da população infantil já foi imunizada.

A campanha é destinada às crianças a partir dos seis meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias (vacina contra a poliomielite) e a partir de um ano de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias (vacina contra o sarampo). Ainda estão sendo imunizadas com o tipo adulto-dTpa (pertussis acelular) as grávidas com mais de 27 semanas. “Esta vacina foi introduzida esse mês no Calendário Nacional de Vacinação da gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano)”, destaca a coordenadora do programa de Imunização de Maricá, Núbia Brum. Os profissionais de saúde que atuam em maternidades também podem receber a vacina, que é contraindicada em quem teve reação a dose anterior da dT e dTpa.

Para participar, é necessário levar o cartão de vacinação das crianças. As grávidas precisam levar o cartão da gestante e a solicitação do médico ou enfermeiro indicando a Idade Gestacional das mesmas. “Mesmo aquelas que tenham tomado as três doses dT, precisarão tomar uma dose de dTpa”, completa Núbia. As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Família Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Retiro, Ponta Grossa, São José I, Inoã I e Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, Jardim Atlântico, Santa Paula e os Postos de Saúde Central, São José, Santa Rita, Itaipuaçu e Ponta negra.

Segundo “Dia D”

A Prefeitura de Maricá realizará o segundo “Dia D”, ação de mobilização contra a poliomielite e sarampo, neste sábado (29/11), das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde da cidade, incluindo um posto volante montado no Rotary Maricá. Ainda no plantão de atendimento, as equipes farão a atualização do cartão de vacina e acompanhamento do programa Bolsa Família, do governo federal, para as famílias que ainda não comprovaram os requisitos de cuidados básicos, como verificação de peso e altura de crianças de 0 a 7 anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos. Para a realização do ato, os beneficiados deverão apresentar cartão do Bolsa Família, caderneta da vacinação das crianças e cartão do pré-natal das gestantes. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo