Início Notícias de Maricá Porque parou? Obras do novo hospital de Maricá paradas há dois anos

Porque parou? Obras do novo hospital de Maricá paradas há dois anos

Porque parou? Obras do novo hospital de Maricá paradas há dois anos

Reportagem: João Henrique

Anunciado na campanha eleitoral da reeleição do prefeito Washington Quaquá (PT) como a ‘salvação’ para os problemas de atendimento hospitalar em Maricá, o novo hospital Dr. Hernesto Che Guevara está com as obras paradas há dois anos.

A nova unidade de saúde que seria erguida às margens da RJ-106 iria substituir o antigo Hospital Municipal Conde Modesto Leal como a principal unidade de emergência em Maricá. Ele foi projetado para atender a uma demanda de 135 mil habitantes.

Porque parou? De acordo com a Prefeitura Municipal de Maricá, “vários fatores levaram ao atraso no início das obras de construção do novo Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. O principal deles é, justamente, a tramitação diferenciada de projetos de unidades hospitalares, cujas normas de elaboração, implementação e execução diferem das demais iniciativas. A Secretaria Municipal de Saúde também reavaliou o modelo apresentado inicialmente e decidiu realizar uma série de alterações antecipando-se às recomendações que seriam encaminhadas pela Vigilância Sanitária estadual. Com isso, todo o projeto acabou sendo refeito e os custos ultrapassaram bastante o valor inicial de R$ 16 milhões.”

Atualmente a Prefeitura tenta viabilizar uma elevação do teto do financiamento federal de forma a reduzir o impacto orçamentário de sua contrapartida causado por uma obra de aproximadamente R$ 60 milhões. A Prefeitura de Maricá não informou quando a obra será retomada e se há previsão da entrega do novo hospital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui