Meio AmbienteNotícias de Maricá

Internauta flagra pesca predatória no mar de Maricá

Um internauta flagrou um barco pesqueiro a poucos metros da areia realizando pesca predatória e fazendo um verdadeiro arrastão para conseguir mais peixes. O fato se deu na praia de Guaratiba e foi encaminhado para a Secretaria Estadual do Ambiente.
Esses barcos pesqueiros vêm de fora, normalmente partem da Baía de Guanabara e vem realizar este tipo de pesca ilegal em Maricá, ameaçando a pesca artesanal e colocam em risco cardumes inteiros de peixes.
De acordo com a legislação das embarcações, a pesca deve ser feita em uma área superior a três milhas (4.828 metros – ou 4,82 km) da orla, o que não está sendo respeitado em Maricá e o caso é recorrente e rotineiro.
A pesca predatória é feita de Itaipuaçu à Jaconé e nada é feito. A Capitania dos Portos não passa para levar as embarcações que cometem tal irregularidade e a população de peixes está cada vez menor em nosso litoral, como contou o pescador Élcio Muniz. “Antigamente jogávamos tarrafa na praia e pegávamos muito peixe. Até na linha era fácil e rápido fisgar um. Hoje em dia temos que cada vez procurar águas mais fundas e nos arriscar para depois das ilhas.” Contou.

A pesca de arrasto é proibida de acordo com a Portaria 35 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nesta portaria estão proibidas as pescas com embarcações motorizadas a menos de três milhas da costa (4,82 km).

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo