EducaçãoNotícias de Maricá

Prefeitura de Maricá e Pronatec formam mais duas turmas em cursos técnicos

O Serviço Nacional de Acesso ao Emprego e ao Ensino Técnico (Pronatec), através do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte (SEST/SENAT), em parceria com a Prefeitura Municipal de Maricá, formou nesta quarta-feira (21/01) mais duas turmas do Programa de Formação Continuada. A cerimônia ocorreu às 19h, no CAIC Prof. Elomir Silva, em São José do Imbassaí, e contou com autoridades municipais e representantes do programa.

Os formandos das áreas de Operador em Informática e Montador/Reparador em Informática receberam seus certificados de conclusão de curso após completarem 160 horas aula, com um mínimo de 75% de frequência e nota mínima de 5,0 pontos em aulas teóricas e práticas. Durante as aulas, os alunos receberam noções de Windows, Word, Excel, internet e hardware, assim como conhecimento da estrutura interna e funcionamento dos computadores. Disciplinas básicas para qualificação ao mercado de trabalho – Português, Matemática, Relacionamento Interpessoal, Atendimento Eficaz e Empreendedorismo – também foram ministradas. “Entendemos que estas disciplinas são indispensáveis ao aluno para sua qualificação profissional, oferecendo um adicional de qualidade ao candidato como concorrente ao mercado de trabalho”, afirmou a professora Luana Castro.

Os instrutores agradeceram a participação e o interesse dos alunos, convidando-os a continuar os estudos. “O aprendizado não para aqui. Durante 40 dias, tivemos uma experiência proveitosa, ensinando e aprendendo, trocando informações e vivências. Evoluir não é só aprender conteúdos, mas avançar em mentalidade e relacionamentos”, declarou o instrutor Marcos Francisco da Silva, do curso de Montador/Reparador.

O operário naval aposentado Vitorino da Silva, de 79 anos, estava radiante com o seu certificado de Operador em Informática. Natural da cidade do Porto, em Portugal, e morador de São José (Maricá) há mais de 50 anos, Vitorino criou os filhos e netos no município. “Tinha uma noção pequena como usuário de informática. Aprendi mais um bocado e pretendo continuar estudando. A convivência com os professores e os colegas é muito gratificante”, disse.

Anne Caroline Athaíde Caxias, de 18 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Euclides Paula da Silva, em São José, fez o curso de Montador/Reparador em Informática, e declarou que pretende trabalhar na área. “Gosto de trabalhar em oficinas, montar coisas. Vou continuar estudando para me aprimorar”, garantiu.

Segundo a coordenadora do Pronatec/Maricá, Tereza Marques, novos cursos deverão acontecer a partir de abril, com inscrições em março. Os cursos serão devidamente divulgados pelo site da Prefeitura de Maricá, no endereço www.maricarj.gov.br. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, localizada na Rua Domício da Gama, 386, no Centro, ou pelo telefone 2637-3648.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo