Notícias de Maricá

Fiscalização encontra irregularidades em supermercados de Maricá

Reportagem: Sergio Renato | Fotos: Clarildo Menezes

Uma fiscalização conjunta da Secretaria Adjunta de Fazenda e da Vigilância Sanitária de Maricá apreendeu mais de 500 produtos em uma filial do Supermercado Charme, no Centro da cidade, nesta sexta-feira (23/01). Os itens recolhidos das prateleiras e descartados em seguida não apresentavam o prazo de validade ou tinham data vencida ou ainda estavam dispostos em locais inadequados, como potes de margarina e queijo fora dos freezers, onde a temperatura mínima deve ser de oito graus. Em um deles, os fiscais encontraram moscas boiando sobre a tampa.

A loja, que fica na Rua Barão de Inoã, tinha outras irregularidades, como tipos diferentes de carne dividindo o mesmo espaço com vegetais para ‘decorar’, o que pode possibilitar contaminação cruzada. Além disso, alguns balcões frigoríficos não mantinham os produtos na temperatura ideal e havia carnes ‘in natura’ ao alcance das mãos do consumidor. Os fiscais visitaram também a cozinha e a padaria do estabelecimento, onde foram constatados problemas de estrutura. O mercado recebeu um auto de infração e outro de apreensão e inutilização, além de um termo de intimação que deu um prazo de 15 dias para que a loja se adeque às condições ideais. Não foram encontrados problemas de documentação nem placas obstruindo a passagem de pedestres.

Margarina foi encontrada fora do local de refrigeração. (foto: Clarildo Menezes)
Margarina foi encontrada fora do local de refrigeração. (foto: Clarildo Menezes)

O grupo esteve ainda no supermercado o Estrela do Sul, na filial que fica na Rua Domício da Gama, também no Centro. Neste, os produtos estavam dispostos de maneira adequada e o armazenamento dos alimentos estava em boas condições gerais, precisando somente de ajustes estruturais. No entanto, o alvará de funcionamento não estava em local visível e nem foi apresentado no momento da solicitação, o que acarretou ao estabelecimento uma multa de 10 UFIMAs (cada unidade vale R$ 120,61) e um auto de intimação que fixou prazo de 30 dias para adequação de alguns espaços.

A coordenadora da Vigilância Sanitária em Maricá, Érica Souza Costa, orienta os consumidores a ficarem atentos à forma como os alimentos ficam visíveis na hora das compras. “Nunca se deve comprar carne descongelada, pré-moída ou manipulada livremente, além de observar sempre a data de validade dos produtos. Alguns que apreendemos aqui não tinham essa informação”, reforçou a fiscal, afirmando que a população pode denunciar irregularidades através do telefone 2637-3926.

As fiscalizações serão intensificadas neste ano em diferentes pontos comerciais da cidade, como boates, restaurantes, supermercados e outros.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo