Carnaval 2015Notícias de Maricá

Cordão da Bola Preta abre Carnaval 2015 com apresentação no Baile Municipal em Maricá

O final de semana que antecede o Carnaval promete ser de muita agitação em Maricá. Um dos maiores e mais antigos blocos carnavalescos de rua do Rio de Janeiro, o Cordão da Bola Preta, é a atração do Baile Municipal, que será realizado no dia 07/02, num palco montado na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O evento abre oficialmente a programação do Carnaval 2015 do município, com a entrega da chave da cidade para o rei momo e a coroação da rainha, princesa, musa e garota simpatia da folia maricaense. A abertura do baile contará com a roda de samba do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, a partir das 21h.

Com duração prevista de duas horas, a apresentação na cidade será composta por músicas antigas, marchinhas, sambas tradicionais, sambas-enredos, homenagem ao Rio de Janeiro e o hino do bloco, a tradicional marcha do Cordão do Bola Preta (“Quem Não Chora, Não Mama”), sob o comando de músicos, entre instrumentos de sopro, percussão e cantor.

Fundado em 1918, o Cordão da Bola Preta é o último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro no início do século 20. Vencedor de oito tamborins de ouro de Melhor Bloco do Carnaval do RJ, o bloco conquistou, em 2004, a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, entregue pelas mãos do então presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e do ministro da Cultura à época, Gilberto Gil; e, em 2014, ganhou o título de Patrimônio Cultural do Povo Carioca (Lei 3551 de 24/04/2003). O desfile do bloco acontecia na Cinelândia, em frente à sua antiga sede, sempre na manhã de sábado de Carnaval. Em 2012, passou a desfilar na Candelária e, logo depois, na Avenida Rio Branco. A novidade de 2015 é a mudança do local do desfile para a Avenida Presidente Antônio Carlos, devido as obras do VLT, na Rio Branco. Em 2013, mais de dois milhões de foliões acompanharam o bloco.

De acordo com o presidente do Cordão da Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho, o sucesso e tradição do Bola se dá por respeitar a tradição do Carnaval. “Já nos apresentamos no pré-carnaval de 2011 na cidade de Maricá. Foi maravilhoso, espero que dessa vez possamos repetir o sucesso. Tenho o maior orgulho em levar o maior bloco  do mundo e marca da alegria do carnaval carioca para a cidade de Maricá. Alegrar a todos os maricaenses, habitantes de cidades vizinhas e a todos os turistas que estarão presentes no evento, essa é a nossa meta”, declarou o presidente.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo