Notícias de Maricá

Em Maricá, motoristas flagrados dirigindo alcoolizados no Carnaval tiveram habilitações recolhidas

A Operação Lei Seca recolhei 16 (dezesseis) habilitações em blitzes realizadas durante o período do Carnaval na cidade de Maricá, no litoral fluminense.
De acordo com o balanço, o esquema especial montado para o período da folia, entre a sexta-feira (13/02) e a terça-feira (17/02), abordou 96 veículos. Ao todo, 51 testes foram realizados, 42 veículos multados e cinco rebocados. Foram recolhidas 16 Carteiras Nacionais de Habilitação.

Quem for flagrado sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 1.915,40) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 (doze) meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 3.830,80.

Desde 19 de março de 2009, a Operação Lei Seca já salvou milhares de vidas.

Com a importante missão de diminuir estatísticas preocupantes e alertar a população sobre todos os riscos da combinação do álcool com a direção, esta Política Pública permanente do Governo do Estado do Rio de Janeiro tem mobilizado diariamente centenas de motoristas na Capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense.

A abordagem feita na blitz da Lei Seca, chamada “Abordagem Cidadã”, é estruturada em dois pilares: fiscalização e educação. Com caráter não apenas punitivo, mas principalmente educativo, os funcionários públicos envolvidos na abordagem não só são responsáveis pelos procedimentos, como também transmitem conhecimentos da legislação ao condutor.

Separar Banners

Relacionados

2 comentários

Botão Voltar ao topo