Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Campanha de vacinação contra gripe imuniza mais de 3 mil

Vacinação segue até o dia 22 de maio. Expectativa é de que 29 mil pessoas sejam imunizadas no município

A 17ª campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza), promovida pelo Ministério da Saúde em parceira com as secretarias municipais de Saúde, já atingiu 11% do total de imunizações previstas para o município de Maricá, ou 3.276 doses aplicadas, de acordo com os dados lançados até o último sábado (09/05). Em Maricá, o grupo com maior percentual de cobertura vacinal até o momento é o de idosos a partir dos 60 anos, com 1.980 vacinados; seguido das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, com 749 vacinadas; trabalhadores da área da saúde, com 310 imunizados; gestantes, com 159 doses aplicadas e 78 em puérperas (mulheres no pós-parto).

Vacinação segue até o dia 22 de maio. Expectativa é de que 29 mil pessoas sejam imunizadas no município. (foto: Clarildo Menezes)
Vacinação segue até o dia 22 de maio. Expectativa é de que 29 mil pessoas sejam imunizadas no município. (foto: Clarildo Menezes)

A campanha teve início no dia 4 de maio e seguirá até o dia 22 de maio. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, o que representa, aproximadamente, 23 mil pessoas no município de Maricá. A secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, destaca a importância dessa campanha. “Pedimos que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de suas residências até o dia 22 de maio para receber a vacina. É importante que as pessoas não deixem de tomar a vacina. Aproveitaremos também para atualizar as vacinas que estiverem atrasadas. É preciso que todos apresentem o cartão de vacinas na unidade para avaliação e administração das doses necessárias”, declarou a secretária.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). A imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), devem se vacinar os idosos (a partir dos 60 anos), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os povos indígenas.

Para participar é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacinação. Os profissionais da saúde também devem apresentar comprovante de que trabalham na área. As gestantes devem levar o cartão da gestante e puérperas apresentar cartão da gestante ou certidão de nascimento da criança. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais devem apresentar laudo médico que ficará retido na unidade de vacinação. É importante ressaltar que a vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Onde se vacinar

A vacina estará disponível nas Unidades de Saúde de Família Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Jardim Atlântico, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Inoã I, Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, nos Postos de Saúde Central, São José, Inoã, Santa Rita, Ponta Negra e Itaipuaçu, das 8h às 16h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo