EntretenimentoNotícias de MaricáTurismo

Maricá: Circuito Ecológico visita Cascata da Lagoinha neste domingo

Devido ao feriado de Corpus Christi, as inscrições são feitas somente nesta terça-feira (02/06) e quarta-feira (3) na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, no Centro

O Circuito Ecológico de Maricá realizará, pela primeira vez, uma visita a Cascata da Lagoinha, no Espraiado. O passeio gratuito acontece neste domingo (07/06) e possui uma trilha com intensidade de nível médio, pequenas subidas e três horas de duração. Devido ao feriado de Corpus Christi, as inscrições são feitas somente terça-feira (2) e quarta-feira (3) na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), das 8h às 17h.

Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para quem tem problemas cardíacos. A Cascata da Lagoinha fica numa área particular de Refúgio da Vida Silvestre da Mata Atlântica com córregos de águas transparentes. A região possui formação geomorfológica de declives em rocha vertical, com uma queda d’água, sendo uma das nascentes do Rio Espraiado.

Trilha fica numa área de Refúgio da Vida Silvestre da Mata Atlântica. (foto: Clarildo Menezes)
Trilha fica numa área de Refúgio da Vida Silvestre da Mata Atlântica. (foto: Clarildo Menezes)

O ponto de encontro será na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro, às 8h20, para quem for de ônibus, e às 9h, em frente ao Sítio do Riacho, no Espraiado, para os participantes que utilizarem transporte particular. A orientação da secretaria é que todos usem roupas leves e de banho, calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Após o passeio ecológico, a atração será o “Espraiado de Portas Abertas”, tradicional festa de turismo, cultura e culinária que também é organizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. O tema gastronômico da edição deste domingo será a costela bovina e serão servidos pratos caseiros com o ingrediente principal. A programação também inclui shows gratuitos e vendas de produtos dos comerciantes e artesãos locais, como geleia, mel, tapeçarias, objetos feitos com fibra de bananeira, bolsas bordadas, bijuterias, entre outros.

Desde 2013, o Circuito Ecológico realiza semanalmente caminhadas gratuitas em trilhas ecológicas da cidade com guias da Prefeitura. Já foram promovidos passeios em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, “Caminho de Darwin” e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; Cachoeira do Espraiado e Mirante do Vale de São Francisco, também na localidade rural; Retiro (Serra do Camburi); travessia Silvado-Espraiado; Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Grutas do Spar, em Inoã, entre outros pontos turísticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo