Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Cidade em alerta para o Zika Virus

Há pouco mais de uma semana, três pessoas, um homem e uma mulher, ambos de 34 anos, e uma criança de 1 ano, foram diagnosticados em Maricá, com a doença conhecida como Zika Virus, que é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue.

Mesmo assim, a prefeitura da cidade diz que não teve nenhum caso confirmado da doença, que tem sintomas bem parecidos com a dengue (febre baixa, olhos vermelhos, dor de cabeça, dores nas articulações e músculos), porém, também tem sintomas como erupções na pele com pontos brancos ou vermelhos e dores nas costas.

A vigilância epidemiológica de Maricá investiga os casos ‘suspeitos’ com o objetivo de obter diagnóstico laboratorial. Até o momento, 68% dos casos que tiveram amostras coletadas foram positivos para dengue. Os casos negativos (32%) estão sendo investigados para outras doenças.

Comecei a me sentir mal no domingo pela manhã, parecia uma crise alérgica. Surgiram várias manchas vermelhas pelo corpo e tomei um antialérgico, mas não passava. Procurei o Hospital Conde Modesto Leal onde fui examinado e diagnosticado com o vírus Zika. Ontem pela manhã ainda voltei novamente a unidade onde fizeram outros exames, entre eles o de sangue, e ficou constatada a Zika”, disse Gabriel Maia.

Surto – O estado do Rio de Janeiro corre risco de sofrer um surto da febre Zika, segundo especialista. A doença apresenta sintomas semelhantes ao da dengue e é transmitida pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti. Apesar disso, o Zika Vírus é menos agressivo, inclusive em termos de evolução clínica.
Descoberto recentemente no estado da Bahia, foram registrados 39 casos do Zika Vírus, como é conhecido, até o último mês de abril, na região metropolitana de Salvador. A identificação do vírus foi realizada por dois pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), depois de 20 dias de estudos com amostras de sangue de pacientes infectados.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo