25 C
Maricá
sábado, dezembro 3, 2022

Maricá: Cidade em alerta para o Zika Virus

Há pouco mais de uma semana, três pessoas, um homem e uma mulher, ambos de 34 anos, e uma criança de 1 ano, foram diagnosticados em Maricá, com a doença conhecida como Zika Virus, que é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue.

Mesmo assim, a prefeitura da cidade diz que não teve nenhum caso confirmado da doença, que tem sintomas bem parecidos com a dengue (febre baixa, olhos vermelhos, dor de cabeça, dores nas articulações e músculos), porém, também tem sintomas como erupções na pele com pontos brancos ou vermelhos e dores nas costas.

A vigilância epidemiológica de Maricá investiga os casos ‘suspeitos’ com o objetivo de obter diagnóstico laboratorial. Até o momento, 68% dos casos que tiveram amostras coletadas foram positivos para dengue. Os casos negativos (32%) estão sendo investigados para outras doenças.

Comecei a me sentir mal no domingo pela manhã, parecia uma crise alérgica. Surgiram várias manchas vermelhas pelo corpo e tomei um antialérgico, mas não passava. Procurei o Hospital Conde Modesto Leal onde fui examinado e diagnosticado com o vírus Zika. Ontem pela manhã ainda voltei novamente a unidade onde fizeram outros exames, entre eles o de sangue, e ficou constatada a Zika”, disse Gabriel Maia.

Surto – O estado do Rio de Janeiro corre risco de sofrer um surto da febre Zika, segundo especialista. A doença apresenta sintomas semelhantes ao da dengue e é transmitida pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti. Apesar disso, o Zika Vírus é menos agressivo, inclusive em termos de evolução clínica.
Descoberto recentemente no estado da Bahia, foram registrados 39 casos do Zika Vírus, como é conhecido, até o último mês de abril, na região metropolitana de Salvador. A identificação do vírus foi realizada por dois pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), depois de 20 dias de estudos com amostras de sangue de pacientes infectados.

Acompanhe-nos no Google Notícias

Sem boatos, sem fofocas, apenas notícias relevantes para você ficar bem informado.

spot_img
spot_img
spot_img